Ibaneis está determinado a manter o FCDF intacto para proteger a população do DF contra a estratégia prejudicial de Lula e seus aliados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados estão determinados a desmantelar o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) por meio de um Projeto de Lei que altera os cálculos e prejudica serviços essenciais em Brasília. Criado para compensar as despesas do Distrito Federal, FCDF é abastecido com recursos da União e paga a segurança e parte da educação e da saúde.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Os ataques do governo Lula ao Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) contam com o apoio do ex-governador Rodrigo Rollemberg e de Ricardo Cappelli, recentemente lançado como pré-candidato ao governo do Distrito Federal em 2026. Cappelli, ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça e ex-interventor na segurança pública do Distrito Federal após os eventos de 8 de janeiro de 2023, nomeado por Flávio Dino, então Ministro da Justiça. Eles, que deveriam ser defensores do bem-estar do Distrito Federal, parecem mais interessados em aproveitar a situação para fazer politicagem do que em proteger os interesses da população que representam.
Leia ainda
- Lula e aliados ameaçam futuro do DF com cortes no Fundo Constitucional
- Frente ampla em defesa do DF: Ibaneis busca apoio contra cortes no fundo constitucional
- Dengue: Brasil tem 3,2 mil casos a cada 100 mil habitantes
Tudo começou após o 8 de janeiro, quando surgiram várias ideias mirabolantes na tentativa de sabotar o governo local. Entre elas, a criação de uma guarda nacional, que não prosperou devido à impossibilidade de financiamento pelo FCDF, e a inclusão do fundo no arcabouço fiscal, que seria pago pela variação do IPCA.
Essas propostas são percebidas pelo governo local como uma forma de perseguição e vingança contra a população de Brasília. As mudanças sugeridas por Lula no FCDF, se aprovadas, tornarão o Distrito Federal inviável, incapaz de atrair grandes indústrias como outros estados da federação. “O governo federal “busca subterfúgios para diminuir os repasses e prejudicar a gestão do governador Ibaneis Rocha”. criticou o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior. Ele ressaltou que o FCDF é garantido pela Constituição Federal e que qualquer tentativa de reduzi-lo é um “ataque à população de Brasília”
O governador Ibaneis Rocha está determinado a manter o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) intacto para proteger a população do DF contra a estratégia prejudicial de Lula e seus aliados. Ele tem se empenhado em mobilizar partidos a se posicionarem contra a proposta do governo federal de alterar o FCDF.
O encontro entre Ibaneis e Lira está marcado para as 16h desta quarta-feira (4/12). Em entrevista à coluna Grande Angular, o governador afirmou que comunicou todos os parlamentares da capital federal, tanto da base quanto da oposição, para que participem.