Psicanalista e autora de “Chega de Brigas” participa de bate-papo e oferece ferramentas para resolução de conflitos
A psicanalista Fabiana Guntovitch, autora do livro “Chega de Brigas: Pequeno Manual para Viver em Paz”, marcou presença na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Em um bate-papo descontraído com a atriz Renata Brás no espaço Portugal: Livros e Sabores, Fabiana abordou temas como comportamento humano, comunicação e resolução de conflitos interpessoais, despertando o interesse do público presente.
Autoconhecimento e comunicação
Durante o encontro, a psicanalista destacou a importância do autoconhecimento para uma comunicação mais eficiente e harmoniosa nas relações. “Através do livro, eu trago caminhos e ferramentas para lidarmos com as emoções, sermos mais estratégicos, olhar para nós mesmos e entendermos como nosso ego interfere nas nossas relações”, explicou Fabiana.
Reações primitivas e o “ataque” como defesa
Fabiana explicou como as reações primitivas diante de situações de conflito podem prejudicar a comunicação e os relacionamentos. “O ser humano reage de três maneiras diante do perigo: luta, foge ou paralisa. E como diz o ditado, a melhor defesa é o ataque. Normalmente, diante de uma possível ameaça, a gente ataca, culpa e julga o outro”, detalhou.
“Que honra estar com você”
A atriz Renata Brás, amiga de longa data de Fabiana, elogiou a psicanalista e a iniciativa de abordar temas tão relevantes para o bem-estar e a convivência harmoniosa. “Que honra estar com você”, declarou Renata.
LEIA TAMBÉM:
- Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil
- Maternidade do Hospital Regional de Santa Maria está no clima do Outubro Rosa
- Mais de 200 brasileiros retornam do Líbano em quarto voo da Operação Raízes do Cedro
- FUCA: Festival Universitário de Cinema e Audiovisual abre inscrições gratuitas para estudantes de todo o Brasil
Ajustes no comportamento para relações mais saudáveis
Para Fabiana, pequenos ajustes no comportamento podem transformar as dinâmicas de convivência, tanto no ambiente familiar quanto social. “Nem sempre o conflito é sobre estar certo ou errado, a questão muitas vezes gira em torno do que cada um dá conta, dos valores e da comunicação da verdade de cada um na relação”, finalizou.
Compartilhando conhecimento nas redes sociais
Fabiana compartilhou em suas redes sociais um pouco da sua participação na FLIP, mostrando a importância de levar o conhecimento sobre relacionamentos e bem-estar para um público mais amplo. O vídeo do evento pode ser conferido em seu perfil no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Fabiana Guntovitch I Psicanalista (@fabianaguntovitch)