Eleições 2024: Maria Yvelônia lidera corrida eleitoral com Marcus Vinícius, aponta pesquisa

A mais recente pesquisa de intenção de votos, divulgada pelo Instituto Phoenix nesta segunda-feira, revela um cenário acirrado na corrida sucessória para a Prefeitura de Valparaíso, Goiás. Cinco candidatos estão na disputa para substituir o atual prefeito Pábio Mossoró (MDB).

Resultados da pesquisa

De acordo com os dados, o advogado Marcus Vinícius (MDB) lidera com 37,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, a assistente social Maria Yvelônia (Solidariedade) aparece com 30,8%. O vereador Zé Antônio (PL) ocupa a terceira posição com 22,3%, seguido pela Professora Lucimar (PT) com 6,4% e Wesley Pacheco (Novo) com 3,1%.

Os percentuais apresentados referem-se ao Índice de Votos Definidos (IVD), que não considera a tendência dos eleitores indecisos.

LEIA TAMBÉM:

Análise por faixa etária

Marcus Vinícius domina as intenções de voto em quase todas as faixas etárias, exceto entre os eleitores de 35 a 44 anos, onde Maria Yvelônia lidera. Este dado pode indicar uma segmentação específica de apoio que pode ser crucial nas estratégias de campanha dos candidatos.

Rejeição dos candidatos

Quando questionados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, 34,4% dos eleitores apontaram Marcus Vinícius, seguido pela Professora Lucimar com 27,7% e Zé Antônio com 19,9%. Este índice de rejeição pode influenciar significativamente o resultado final das eleições.

Corrida para a Câmara de Vereadores

A pesquisa também avaliou a intenção de votos para os candidatos a vereador. Os cinco candidatos mais bem posicionados são: Miguelzinho da Saúde (5,4%), Alceu Gomes (5%), Chaguinha da Farmácia e Flávio Lopes (empatados com 4,1%) e Elvis Santos (3,7%).

Dados da pesquisa

A pesquisa foi contratada pela empresa Distribuidora de Fécula do Paraná e realizada entre os dias 22 e 24 de agosto de 2024, com 401 eleitores. A margem de erro é de ±3,6%, com um nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no TRE-RO sob o número 03317/TRE-GO e foi assinado pela estatística Liliane Gazola (Conre 9063).

RECOMENDAMOS