Resultado da eleição do conselho tutelar no DF é adiado por problema técnico

Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha afirmou que, apesar do problema técnico, lisura da eleição para conselheiros tutelares está garantida

 

Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti na noite deste domingo (1º/10), o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que houve um problema técnico, mas garantiu a lisura dos votos. “O problema ocorreu única e exclusivamente na leitura dos votos. Os votos foram computados e estão garantidos”, afirmou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, explicou que houve um problema no software que totaliza os votos. Ao identificar o problema, a equipe técnica do TRE foi ao local e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que desenvolveu o sistema, fez a correção.

“Reforço que o DF fique tranquilo, pois todos os votos foram computados. O resultado daquela urna foi computado e divulgado”. Belinati se refere aos resultados divulgados em cada sala, que estão disponíveis para consulta. O sistema que totaliza os votos apresentou falhas, não permitindo a conclusão da resultado ainda na noite de domingo, como previsto.

Até o momento, não há previsão de horário para a divulgação dos votos. Os dispositivos de mídia das urnas, um tipo de disquete, foram encaminhados ao galpão de urna do TRE e serão computados ao longo da noite. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ficou responsável pelo transporte e segurança dos dados. A votação é acompanhada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destacou a participação da população na escolha de novos conselheiros tutelares. “Um resultado significativo, com a presença massiva da população do Distrito Federal”.

A população do Distrito Federal saiu às ruas para escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes neste domingo. Os profissionais vão atuar em 44 unidades no quadriênio 2024-2027. Das 1.169 urnas utilizadas, apenas 6 precisaram ser trocadas e não provocaram qualquer prejuízo ou atraso no processo de votação, segundo o TRE.

Com o resultado, os eleitos vão passar por mais uma fase eliminatória, que é um curso de formação inicial com frequência obrigatória e carga horária mínima de 40 horas.

O cargo exige dedicação integral, sendo vedado o exercício paralelo de qualquer outra atividade profissional remunerada, pública ou privada. O salário é de R$ 6.510.

Mais sobre

A eleição do conselho tutelar no Distrito Federal foi marcada pela participação massiva da população. No entanto, um problema técnico na leitura dos votos atrasou a divulgação do resultado, que deve ser divulgado nesta segunda-feira (2/10).

 

RECOMENDAMOS

Brasília, Eleições Conselho Tutelar

Brasília, Eleições Conselho Tutelar, Social