Para vencer a eleição, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% mais um dos votos depositados nas urnas em 30 de outubro
No último domingo (2/10), ao fim do primeiro turno das eleições, o petista atingiu 48,43% da preferência do eleitorado — 57.258.115 milhões de votos —, seguido pelo presidente, que recebeu 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.
LEIA TAMBÉM:
- Detran-DF realiza ação em faixa de pedestres no centro de Taguatinga
- Dia Mundial da Saúde Mental: Saiba quais são os desafios de pacientes e familiares
- Mês do empreendedor: Como micro e pequenas empresas têm se recuperado da crise
- Emprego: Cerca de 200 vagas são disponibilizadas no DF
A pesquisa também irá apurar o percentual dos brasileiros que decidiram, até o momento, se omitir da escolha pela liderança do país nos próximos quatro anos. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-02853/2022, o levantamento foi encomendado pelo Grupo Globo pelo valor de R$ 237.301,76.
Na última pesquisa do Ipec, divulgada na quarta-feira (5/10), 51% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula em um eventual segundo turno. Já 43% afirmaram que escolheriam Bolsonaro. Em relação à última pesquisa do Ipec feita antes do primeiro turno, Bolsonaro cresceu de 37% a 43%.
Outros 4% disseram que votariam em branco ou nulo e 2% não quiseram opinar. O levantamento da quarta entrevistou 2 mil pessoas em 129 municípios, entre a última segunda-feira (3/10) e quarta-feira (5/10), e foi registrada no TSE com o número BR-02736/2022.
Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória
O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito como o próximo presidente da República garantido do pleito de domingo (2/10). A marca representa pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos.
Já Bolsonaro precisaria de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país.
Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. Os dois candidatos anunciaram no início da semana passada que apoiam Lula no segundo turno. Para vencer a eleição, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% mais um dos votos depositados nas urnas em 30 de outubro.
Como será no dia do segundo turno das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando “onde votar”.
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.