É possível que alguns dos nomes citados por lideranças partidárias não disputem mandato, optando por composições com outros políticos. Também é possível que vários outros nomes não listados se apresentem como candidatos
Há pouco mais de 8 meses, para o 1º turno das eleições de 2022, eis que alguns nomes já conhecidos e outros nem tanto, surgem no cenário político do entorno do Distrito Federal, dos quais, pretendem disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO).
Sem ordem de favoritismo, a equipe 84 NOTÍCIAS listou, 19 nomes, já citados por lideranças partidárias. É possível que alguns desses nomes, não disputem mandato, bem como, outros também, podem não se apresentar como candidatos.
Contudo, aqueles políticos que realmente são candidatos podem procurar a redação pelo WhatsApp 61 99244 8028 e seus nomes serão acrescentados.
Confira a lista dos 19 prováveis pré-candidatos a deputado estudual:
1
Alexandre de Jesus/PP
O ex-vereador é secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. Tem o apoio do prefeito de Santo Antônio do Descoberto e padre Marcelo. É visto como um nome eleitoralmente viável.
2
Alex Batista/MDB
Alex Batista: ex-prefeito de Cidade Ocidental | Foto: Reprodução
O ex-prefeito de Cidade Ocidental, ligado ao deputado federal Célio Silveira, não confirmou que será candidato. Mas é cotado para a disputa.
3
Ana Lúcia de Sousa e Silva/DEM
A vice-prefeita de Luziânia, até por ser da região do Ingá, em chance de ser eleita. É popular. Está rompida com o prefeito Diego Sorgatto.
4
André do Premium/MDB
Na disputa para prefeito de Santo Descoberto, em 2020, André Luiz Gomes Gontijo, o André do Premium, ficou em segundo lugar, com 34,23% dos votos, o que prova que tem força eleitoral no município.
5

O professor Carivaldo é uma importante personalidade política de Águas Lindas de Goiás. Articulado, Carivaldo tem grandes chances de representar a região. Ele tem recebido o convite de diversos partidos, contudo, a existe a probabilidade dele do político filiar-se ao PDT.
6
Cristóvão Tormin/PP
Cristóvão Tormin: ex-prefeito de Luziânia| Foto: Y. Maeda/Alego
O ex-prefeito de Luziânia pode trocar o PP pelo Podemos. Comenta-se que pode disputar mandato de deputado federal. Porém, é mais forte como candidato a deputado estadual. Apesar do desgaste, gerado por denúncias, tem força eleitoral no município.
7
Delegado Rafael Pareja
Rafael Pareja: delegado da Polícia Civil | Foto: Youtube
O delegado da Polícia Civil é o popular no Entorno de Brasília, tanto que seu passe político está sendo disputado pelo DEM e pelo Republicanos. Se deixar de ser outsider, vinculando a um grupo forte na região, tem possibilidade de ser eleito.
8
Eliel Júnior
Eliel Júnior: secretário da Prefeitura de Luziânia | Foto: Divulgação
Secretário da gestão do prefeito Diego Sorgatto, em Luziânia. Tem fôlego próprio, mas, se Télio Rodrigues também for candidato, e pertencendo à mesma base política, há a possibilidade de ambos serem derrotados. Por isso, há uma tendência a ficar só na disputa.
9
Estela Souza
A ex-primeira-dama de Santo Antônio do Descoberto Estela Souza dos Anjos Prado é cotada para a disputa de 2 de outubro deste ano.
10
Lilian Morais/PTB
Lilian Morais: líder do PTB em Valparaíso | Foto: Divulgação
A empreendedora de Valparaíso foi bem votada em 2018. Agora, com estrutura mais ampla, tem mais chances. A ressalva é que a cidade terá pelo menos mais uma candidata, a vice-prefeita — o que divide os votos locais.
11
Osório Fernando de Sousa/PSC
Na eleição para prefeito em 2020 de Cristalina, o Dr. Osório ficou em segundo lugar, com 29,36%, com 6.466 votos. Se disputar, é considerado um postulante consistente.
12
Romerito Costa/DC
Ex-vereador em Novo Gama, foi candidato em 2018 e obteve 2.115 votos.
13
Sargento Brasil
A militar Denise Brasil, de Valparaíso, é apontada como uma candidata popular. O DEM trabalha para obter o seu passe político.
14
Sargento Bueno Hernany
Sargento Bueno Hernany: líder político em Formosa | Foto: Divulgação
Considerado o pai das Guardas Municipais do Entorno, Hernany é articulado e contruiu um legado positivo, na região. O militar tende a ser candidato pelo PSD e é considerado um postulante que tem força eleitoral. Em 2018, obteve 10 mil votos para deputado estadual. Para prefeito de Formosa, em 2020, conquistou 13.381 votos (27,62%) e ficou em segundo lugar. Ele disputou pelo Solidariedade.
15
Sônia Chaves/PSDB
Sônia Chaves: ex-prefeita de Novo Gama | Reprodução/Facebook
A ex-prefeita de Novo Gama tem força eleitoral no município e já foi deputada estadual. A derrota em 2020 enfraqueceu-a em parte, mas seu grupo político se mantém presente na cidade.
16
Télio Rodrigues
Télio Rodrigues: ex-vereador | Foto: Facebook
Secretário da gestão de Diego Sorgatto, tem luz própria, mas, se Eliel Júnior for candidato, ambos terão dificuldade de vencer o pleito. Se a base lançar apenas um candidato, por contar com a estrutura oferecida pelo prefeito, é possível que o eleja. A razão, que às contraria a emoção, sugere isto.
17
Wagner Gualberto de Brito/Pros
Wagner Gualberto Brito: ex-prefeito de Flores de Goiás | Foto: Divulgação
Ex-prefeito de Flores de Goiás e ex-presidente da Associação dos Municípios do Nordeste goiano, Wagner de Brito tem bases eleitorais em Formosa e na região.
18
Wilde Cambão/PSD
Wilde Cambão, deputado estadual | Foto: Denise Xavier/Ascom
Na gestão do ex-prefeito Cristóvão Tormin, era Cambão quem trabalhava, fazendo as obras, mas quem levava a fama era seu chefe. Agora, Tormin pode prejudicar sua reeleição, depois de tê-lo apoiado em 2018. Trata-se de um político articulado, diplomático.
19
Zeli Fritsche/PDT
Zeli Fritsche: vice-prefeita de Valparaíso de Goiás | Foto: Divulgação
A vice-prefeita de Valparaíso tem o apoio de um general eleitoral — o prefeito Pábio Mossoró (MDB), que impôs uma derrotada acachapante na deputada estadual Lêda Borges (PSDB). Zeli é articulada e tem luz própria.
*84 Notícias com informações do Jornal Opção