Desde 1998 no poder, união entre o atual governador e o ex-governador é para evitar a eleição de Mendanha ao governo de Goiás
A aliança entre o governador Ronaldo Caiado, candidato à reeleição pelo União Brasil, e o candidato a senador pelo PSDB, Marconi Perillo, ganha as ruas e as redes sociais.
Fiel escudeiro de Marconi, o prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 25, em entrevista ao jornalista Caio Henrique Salgado, editor da coluna Giro, de O Popular, que vai inaugurar um comitê em Goiânia em prol da reeleição de Caiado ao governo de Goiás e de Marconi ao Senado. “A continuidade do governo Caiado é importante para Goiás e Marconi é disparado o melhor candidato ao Senado”, dispara Leréia.
LEIA TAMBÉM:
- Ibaneis destaca reforma das feiras e ampliação do hospital de Planaltina
- Mendanha percorrerá oito cidades de sexta a domingo
- Cievs está na linha de frente da proteção contra epidemias
- Edilane Oliveira será entrevistada no podcast Pau na Máquina
Para o tucano, a aliança entre Caiado e Marconi é natural. Com o apoio de Caiado e Lúcia Vânia, que disputaram a eleição de governador em 1994 contra Maguito Vilela (MDB), Marconi Perillo foi eleito em 1998 derrotando Iris Rezende (MDB). Reeleito em 2002 e voltou ao cargo em 2010 e 2014. Das quatro vitórias de Marconi para governador, Caiado não apoiou Marconi em apenas uma eleição.
Em 2014 e 2018, Caiado e Perillo estiveram em lado oposto, porém os apadrinhados políticos dos dois não deixaram o privilégio de ser governo, mas agora reeditaram a aliança do chamado “tempo novo” para evitar a alternância da política em Goiás representada nesta eleição pelo ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota).
Filiado ao MDB, desde que iniciou a vida política em 2008, Mendanha se desfiliou do partido em setembro de 2021 por não concordar com a aliança do MDB com o União Brasil (antigo DEM e PFL), que sempre esteve ao lado do PSDB.
Tucanos e emedebistas travam uma batalha, desde 1998, e esta é a primeira eleição que os dois partidos – MDB e PSDB – não têm candidatos próprios ao governo de Goiás e ambos estão diretamente e indiretamente apoiando à reeleição de Caiado. O MDB indicou Daniel Vilela para vice de Caiado e o PSDB de Marconi colocou todos os prefeitos e líderes para apoiar a reeleição do governador.
Mendanha trava agora uma verdadeira luta de Davi contra Golias.
Além do comitê conjunto, nas redes sociais, todos os dias aparecem material de campanha casado entre Caiado e Marconi. Do lado do PSDB, o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, já postou material dos dois juntos e nesta quarta foi a vez do prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes (UB), publicar o material casado entre Caiado e Marconi.
Porém, tanto Perillo quanto Caiado negam a aliança, mas ambos pararam de se atacar. Principalmente, o governador que antes criticava Marconi, agora recuou e não faz mais crítica ao velho conhecido.