Graças a lei de autoria do governador Ibaneis Rocha (MDB) que tirou a Universidade do Distrito Federal do papel, a instituição promove o seu 1° concurso público
A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) dá mais um passo decisivo para consolidar o sistema de educação superior público no âmbito do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).
Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (22) o edital do primeiro concurso público para docente da universidade distrital, em atendimento ao que preconiza a legislação norteadora da política de educação superior pública local. Acesse aqui o edital.
“A contratação dos professores por meio de concurso público é o passo definitivo para a instalação da nossa universidade. É a coroação do trabalho desenvolvido pelo professor Jorge Amaury e que foi abraçado pela reitora Simone Benck, um serviço para os moradores do DF, especialmente os mais carentes”, afirma o governador Ibaneis Rocha.
O concurso público será conduzido pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e terá 350 vagas para provimento imediato e mais 1.050 para o cadastro reserva, distribuídas entre os cargos de professor e tutor de educação superior.
LEIA AINDA
Criação da Universidade do DF é aprovada pela CLDF
Ibaneis sanciona lei que cria Universidade do Distrito Federal
Remuneração
A remuneração de professores e tutores de educação superior se organizam em padrões e etapas, cujas remunerações básicas vão de R$ 2.860 (professores e tutores com título de especialização, em regime de tempo parcial) a R$ 6.760 (professores e tutores com título de doutorado, em regime de tempo integral).
Inscrições
As inscrições para o concurso público serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, entre as 8h do dia 25 de julho e as 23h59 do dia 21 de agosto de 2022.
Etapas e fases do concurso
O concurso público de que trata o edital será composto por duas etapas:
A primeira etapa terá duas fases:
a) prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
A segunda etapa será composta também por duas fases:
a) curso de formação profissional, de caráter classificatório; e
b) avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório.
Segundo o edital normativo divulgado, a data provável de realização das provas objetivas e discursivas é 25 de setembro de 2022, e a previsão é de que o concurso público tenha seu resultado final divulgado em março de 2023.
A criação da Universidade Distrital
Em 2021, foi alcançada uma institucionalização sem precedentes da política de educação superior pública distrital.
Não só foram criadas a UnDF e a Carreira de Magistério Superior do Distrito Federal, como também o GDF se empenhou em garantir financiamento público de longo prazo para a instituição por meio do Fundo da Universidade do Distrito Federal (FunDF).