Projeto oferece minicurso de Viticultura no DF

Foto divulgação
Foto divulgação

O Projeto, que capacita Mulheres para Práticas Agropecuárias Sustentáveis no Distrito Federal realizará minicurso voltada para o cultivo e produção de vinhos do Cerrado.

Inovação e Sustentabilidade

O Minicurso “Viticultura no Cerrado” será realizado nos dias 6 e 7 de março de 2025, das 08h às 12h na Fazenda Água Limpa (UnB), para 30 participantes. O conteúdo abrange desde o planejamento até a colheita de uvas, com técnicas de manejo ecológico do solo, adubação orgânica e irrigação sustentável.

O minicurso visa capacitar as participantes para o desenvolvimento de uma viticultura de alta qualidade e ambientalmente responsável no Cerrado, abordando aspectos como o cultivo de uvas e a produção de vinhos na região.

Além disso, serão exploradas técnicas de manejo, do plantio até a colheita e os processos de vinificação, sempre destacando o clima do Cerrado e a sua influência na qualidade e no sabor dos vinhos produzidos. O conteúdo integra teoria e prática, destacando técnicas sustentáveis adaptadas às condições específicas da região e garantir produtividade aliada à preservação ambiental.

Inscrições Abertas

As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas aqui: Minicurso Viticultura no Cerrado

Sobre o Palestrante

O Professor Marcio de Carvalho Pires é Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Agronomia, com mestrado em Produção Vegetal, doutorado em Produção Sustentável e pós-doutorado em Melhoramento de Fruteiras. É Coordenador do curso de Agronomia da UnB e é responsável pelo Laboratório de Fruticultura, onde desenvolve pesquisas em propagação de plantas, fisiologia de frutíferas e manejo sustentável.

Capacitação e Empoderamento

O projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo” tem como meta principal qualificar mulheres rurais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) em práticas agrícolas sustentáveis. Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, a iniciativa combina minicursos, palestras e atividades práticas para fortalecer a atuação feminina no setor agropecuário.

O projeto também conta com o apoio do Grupo de Estudos em Horticultura (GEHORTI) da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília – FAV UnB.

Sobre a Secretaria da Mulher do Distrito Federal

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal trabalha para promover a igualdade de gênero e a inclusão das mulheres em diversos setores da sociedade. Com ações focadas na capacitação, apoio e valorização das mulheres, a Secretaria fortalece iniciativas como o projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo”, visando o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável das áreas rurais da região.

Sobre o Instituto Movimento Brasil

O Instituto Movimento do Brasil foi criado por profissionais comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do Brasil, com foco na implementação de projetos culturais, sociais, ambientais e agrícolas com a missão de desenvolver e implementar ações e programas que gerem impacto socioeconômico, melhorem a educação, promovam a inclusão e gerem renda, além de valorizar a diversidade cultural brasileira.

RECOMENDAMOS