Currículo terá dois blocos, um com disciplinas obrigatórias e outro, com optativas escolhidas pelos estudantes. Cursos serão divididos por semestre.
A partir de 2022, os estudantes que cursam o ensino médio no Distrito Federal passam a seguir o novo currículo idealizado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa, que deve ser implementado em todo o Brasil, prevê mudanças que ampliam a autonomia dos alunos: eles vão poder escolher parte das disciplinas a serem cursadas.
Segundo a diretora do Ensino Médio da Secretaria de Educação do DF, Érika Botelho, o currículo terá dois blocos indissociáveis formados pelas disciplinas de formação geral básica e os itinerários formativos. A pasta afirma que estão sendo feitas mudanças para criar “um currículo dinâmico, integrado e personalizado para cada estudante”.
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Veja no quadro abaixo as principais mudanças no currículo:
Novo Ensino Médio
Como é agora | Como será a partir de 2022 |
O regime de oferta de disciplinas é anual. | Os alunos terão oferta de disciplinas semestralmente. Em vez de 1a, 2a e 3a série do ensino médio, passará a ser 1o, 2o, 3o, 4o, 5o e 6o semestre do ensino médio. |
Os estudantes cursam as disciplinas língua portuguesa, língua inglesa, arte, educação física, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química e biologia. | Estas disciplinas continuam sendo oferecidas no bloco denominado formação geral básica, o que muda é a carga horária oferecida. |
O currículo não é flexível. Os estudantes não podem escolher outra disciplina, além das oferecidas pela escola. | Além das disciplinas de formação geral básica, surgem os itinerários formativos onde os estudantes podem selecionar as disciplinas oferecidas pela escola de acordo com o que planejam para sua vida acadêmica ou profissional. |
A escola não pode oferecer disciplinas, além das estipuladas pelo currículo. | As escolas têm autonomia para decidir quais disciplinas desejam oferecer ao estudante, além das obrigatórias. |
A carga horária é contabilizada em horas-aula. | A carga horária é contabilizada em créditos. Um crédito equivale a uma aula semanal. |
Não há a unidade curricular Projeto de Vida. | A disciplina Projeto de Vida será ofertada em todos os semestres. O objetivo é ajudar a alinhar a expectativa do estudante à realidade da rede pública de ensino e orientá-lo. |
O estudante não era protagonista do seu percurso formativo. | O estudante tem autonomia para escolher, entre as disciplinas oferecidas pelo Itinerário Formativo, quais lhe interessam. |
Matérias optativas
Segundo a Secretaria de Educação, as matérias escolhidas pelos estudantes compõem os itinerários formativos, divididos nos seguintes eixos:
- Projeto de Vida
- Língua Espanhola
- Eletivas Orientadas
- Trilha de Aprendizagem
Segundo Érika Botelho, para que os estudantes possam se familiarizar com as diversas áreas do conhecimento, nos dois primeiros semestres, eles selecionarão cinco disciplinas que não constam do bloco de formação básica.
A partir do terceiro semestre, os alunos vão definir uma “Trilha de Aprendizagem” em uma das áreas do conhecimento, ou educação profissional e técnica.
Formação para professores
As novas diretrizes do currículo têm sido testadas em 12 escolas-piloto da capital. Segundo a Secretaria de Educação, os professores dessas unidades participam de formação continuada e, neste ano, a capacitação será oferecida aos educadores de toda a rede.
Cerca de 2,7 mil profissionais da educação vão concluir a formação em setembro. Outros professores participam de uma formação específica para lecionar a disciplina Projeto de Vida, que auxilia os estudantes a planejarem o que desejam fazer no futuro.
Segundo Érika, a matéria é a espinha dorsal do novo ensino médio. “Como agora o estudante é protagonista do seu percurso formativo é importante que a gente promova um alinhamento de expectativas do que o estudante quer e almeja para seu futuro com o que a unidade escolar pode ofertar”, explica.
*Com informações de G1