IESB sedia 1° Seminário Internacional de Psicomotricidade

Evento apresentou pesquisas inovadoras e experiências do que vem sendo feito sobre o tema no Brasil e em países da Europa.

O Centro Universitário IESB foi sede do 1° Seminário Internacional de Psicomotricidade, promovido pelo Instituto Ítalo Brasileiro de Psicologia da Relação (IIBPR). O evento foi realizado sexta-feira, 15 de julho, no campus IESB Norte (609).

Durante o encontro, oradores nacionais e internacionais dividiram aprendizados, pesquisas inovadoras e experiências do que vem sendo feito sobre o tema no Brasil e em países da Europa. “É muito importante para o IESB receber este Seminário Internacional de Psicomotricidade, uma área nova no Brasil e extremamente valiosa para a pós-graduação e até mesmo para a graduação, já que o nosso curso de Psicologia é um dos melhores do país. E mais: um evento dirigido por egressos do IESB. Mostra o quanto nossos egressos se destacam em áreas tão importantes para o desenvolvimento da Psicologia e qualidade de vida”, destacou o professor Luiz Cláudio Costa, reitor do IESB, durante abertura do evento.

LEIA TAMBÉM:

Entre os participantes, a coordenadora do curso de Psicologia do IESB, Graziela Furtado Scarpelli Ferreira, e os professores Dr. Karen Domingues e Dr. Gilson Assis Pinheiro, apresentaram o Painel I: Psicomotricidade e Psicologia: Intersecções da Práxis Terapêutica. Eles explicaram as relações entre as emoções e os processos de bloqueios verbais motores diante de traumas ou situações de demandas emocionais mais intensas. “A psicomotricidade tem se mostrado uma área de atuação promissora para profissionais da saúde. Para o psicólogo, vale como área de atuação e formação de pós-graduação e pode auxiliar muito no contexto clínico”, disse a professora Graziela.

“A psicomotricidade tem grande contribuição tanto na educação quanto na saúde. Na educação, podemos pensar nos processos de aprendizagem, pois a criança que aprende é uma criança que pensa, sente e age. Por isso, ela precisa dos conhecimentos da psicomotricidade, que vai mostrar como esse corpo em movimento se relaciona com esse processo de desenvolvimento”, completou Augusto Parras, presidente do Capítulo Centro-Oeste da ABP e vice-presidente do IIBPR.

Presença também do Dr. Mauro Vecchiato, referência na área da psicomotricidade na Itália. Formado em educação física e psicologia, com especialização em educação e terapia psicomotora, é atualmente diretor do Instituto Italiano di Psicologia Della Relazione e ensina reabilitação e semiótica psicomotora na Universidade de Pádova. Autor de vários livros sobre o tema e o desenvolvimento saudável da criança nas áreas da educação e terapia, o convidado apresentou suas pesquisas e realizou sessão de autógrafos.

Durante o encontro, a professora Eda Machado, fundadora do IESB, recebeu homenagem pelo incentivo a pesquisa, educação e inovação. “Tenho prazer enorme em ver os nossos ex-alunos brilhando e melhorando o mundo. Esta é a minha recompensa. Saber que os nossos estudantes se multiplicam para fazer um amanhã melhor”, compartilhou a professora.

RECOMENDAMOS