Ibaneis Rocha anuncia acordo histórico para inclusão de professores temporários na Semana Pedagógica de 2025

Em um marco para a educação do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha anunciou, por meio de sua rede social X (antigo Twitter), um acordo histórico com o Sindicato dos Professores (Sinpro) que garante a participação de todos os profissionais temporários da educação na Semana Pedagógica de 2025. O anúncio foi feito durante a sessão de abertura do Ano Legislativo, na Câmara Legislativa, com a presença do presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), e da vice-governadora, Celina Leão.

“Firmei um acordo com o Sindicato dos Professores e determinei que a Secretaria de Educação garanta a participação de todos os profissionais temporários na Semana Pedagógica, junto a todos os efetivos da educação do Distrito Federal não havendo, portanto, necessidade de manifestações políticas em sentido contrário”, declarou o governador Ibaneis Rocha em sua rede social.

A medida representa um avanço significativo na valorização dos profissionais da educação, já que, segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, “eles normalmente iniciam os trabalhos no primeiro dia do ano letivo. Mas uma das reivindicações da categoria que nós aceitamos e vamos cumprir é a que eles começassem a participar a partir da Semana Pedagógica. Então, eles vão iniciar os trabalhos já nesta semana, na quinta e na sexta, com a ambientação para o começo das aulas”.

LEIA TAMBÉM:

Além da participação na Semana Pedagógica, o governador Ibaneis Rocha anunciou que o governo está “encaminhando um decreto para a CLDF que autoriza o pagamento dos professores temporários aptos para trabalhar na Semana Pedagógica”.

A inclusão dos professores temporários na Semana Pedagógica é uma vitória da categoria, que há anos reivindicava o reconhecimento da importância de seu trabalho. “Essa vitória mostra que a luta vale a pena. Articulamos em todas as frentes o cumprimento desse acordo. E o anúncio de hoje (da participação dos CT’s na Semana Pedagógica) é resultado dessa luta e da responsabilidade do Sinpro enquanto entidade sindical”, afirmou Cleber Soares, diretor do Sinpro.

RECOMENDAMOS