Representantes do corpo técnico da UnDF e do Sindicato dos Docentes terão 30 dias para encaminhar propostas
A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) criou, nesta quinta-feira (20), um grupo de trabalho (GT) com a finalidade de debater e propor alterações na carreira de magistério superior do Distrito Federal. O grupo, formado por representantes do corpo técnico da instituição e do Sindicato dos Docentes (SindUnDF), terá 30 dias para apresentar as propostas de reestruturação.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
A criação do GT foi acordada entre a Reitoria da UnDF e o SindUnDF após reuniões realizadas no mês passado, a partir da proposta de reestruturação da carreira sugerida pelos docentes. “A iniciativa reforça o compromisso assumido pela Reitoria no dia 19 de fevereiro, em reunião presencial com os membros do SinDUnDF, na constituição de um grupo técnico que subsidiasse os debates em torno da valorização docente alinhada à efetiva implantação, ao fortalecimento perene da Universidade do Distrito Federal e às diretrizes orçamentárias do GDF”, explica Suzana Rodrigues, secretária-executiva da UnDF.
LEIA TAMBÉM:
- Ibaneis e Celina inauguram primeira creche pública da Vila Telebrasília, o CEPI Pitangueira
- “Se Liga, Irmã!”: Senadora Damares Alves leva campanha de enfrentamento à violência contra mulheres ao Entorno do DF
- Autoridades destacam importância de exposição no Senado para preservação da memória do Holocausto
- Preço da Liberdade: Países da OCDE adotam filtros para investimentos estrangeiros
Carreira
A carreira de magistério superior do Distrito Federal foi instituída pela lei nº 6.969, de 08/11/2021, e prevê a criação de 2,5 mil cargos de professor e outros mil de tutor de educação superior, com ingresso exclusivo por concurso público de provas e títulos. A norma, aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) três meses após a lei de criação da UnDF, traz os detalhamentos acerca das atribuições, carga horária, remuneração e o processo de progressão dos docentes na carreira, entre outras questões funcionais.
Já o edital do concurso para ingresso na carreira foi lançado em 22 de junho de 2022. O certame ofereceu 350 vagas para provimento imediato e mais 1.050 para cadastro reserva, distribuídas entre os cargos de professor e tutor de educação superior. As primeiras nomeações foram publicadas em maio de 2023. Atualmente, a UnDF conta com um quadro de 102 docentes da carreira de Magistério Superior do DF.