O governador Ibaneis Rocha nomeou nesta quarta-feira (31), os primeiros professores e tutores aprovados em concurso público da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).
No discurso de boas-vindas aos professores e tutores da primeira universidade criada e mantida pelo GDF, o chefe do Executivo destacou a importância do ensino público gratuito de qualidade e, durante o evento, assinou também a criação do Fundo da UnDF.
“A UnDF é um sonho que está se tornando realidade”, declarou. “É um sonho perene, que vai nos dar muitos frutos. Não teremos falta de recursos para a UnDF, porque um percentual da receita do DF já está garantido para financiar o ensino superior público de qualidade. Tenho fé no estudo; essa é a melhor forma de transformar a vida.”
Leia ainda
-
Ibaneis sanciona lei que cria Universidade do Distrito Federal
-
Vem aí a Universidade do Distrito Federal
Os primeiros 80 professores e tutores convocados da UnDF vão lecionar, inicialmente, em nove cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico no Campus Norte da UnDF, localizado no Lago Norte. Há previsão de nomeação de 350 docentes para composição futura dos quadros e atuação nos campi de Ceilândia e Granja do Torto – estruturas ainda em fase de projeto.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, lembrou que a UnDF colabora para a erradicação do analfabetismo e fortalece o ingresso de alunos da rede pública no ensino superior. Serão reservadas 50% das vagas para os estudantes da rede pública de ensino.
“Um dos principais problemas do Brasil hoje é o analfabetismo; não o do adulto que não teve oportunidade de estudar, mas o da criança, que não está conseguindo ser alfabetizada na hora certa”, disse a secretária. “Isso passa pela formação dos professores. A UnDF também abre espaço para estudantes da rede pública de ensino ingressarem em uma universidade distrital de qualidade.”