EducaçãoGoverno de Goiás apresenta projeto de lei para novo plano de carreira dos professores da UEG

Governo de Goiás apresenta projeto de lei para novo plano de carreira dos professores da UEG

Proposta visa valorizar a categoria e melhorar as condições de trabalho

O Governo de Goiás encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (25/06), um projeto de lei para instituir um novo Plano de Carreira e Remuneração para os docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A proposta foi elaborada a partir das reivindicações do Conselho Universitário da UEG, com adequações da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

Construção passo a passo:

Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o novo plano de carreira é uma demanda antiga que foi construída de forma gradual e participativa. “Dialogamos com os professores para entender suas demandas, reunimos com os deputados estaduais e com os representantes da categoria. Visitamos os servidores em Anápolis para apresentar a proposta e, por fim, entramos nos detalhes técnicos para garantir a viabilidade do projeto”, afirmou.

Mudanças propostas:

O projeto de lei prevê o ingresso na carreira docente por meio de concurso público de provas e títulos, com exceção para a classe de Docente de Ensino Superior Titular. Além disso, propõe a reestruturação da carreira com a adequação das categorias (auxiliar, assistente, adjunto e titular) e a criação de 15 níveis em cada uma delas.

Critérios objetivos para a evolução funcional:

O novo plano de carreira estabelece critérios objetivos para a evolução funcional dos professores, incluindo:

  • Acesso à classe Docente de Ensino Superior Titular por processo seletivo.
  • Extinção do quantitativo de vagas por classe.
  • Adequação dos regimes e da jornada de trabalho.

Impacto financeiro:

O projeto de lei terá um impacto financeiro significativo, com um custo mensal de mais de R$ 3,5 milhões. Para o exercício de 2024, o impacto deve ser superior a R$ 23,5 milhões a partir de junho. No entanto, a Secretaria de Estado da Economia garante que a despesa é passível de ser suportada pelo saldo de ressalvas do Plano de Recuperação Fiscal, que está em fase de homologação no Ministério da Fazenda.

Próximos passos:

O projeto de lei será analisado pelas comissões competentes da Assembleia Legislativa de Goiás. Se aprovado, o novo Plano de Carreira e Remuneração dos professores da UEG entrará em vigor imediatamente.

Últimas