Governo goiano se destaca em sete áreas, incluindo educação, segurança pública e geração de emprego.
Uma pesquisa da Genial/Quest, divulgada na última quinta-feira (25), revela que o governo de Goiás foi o mais bem avaliado em educação entre os estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A pesquisa, que entrevistou 1.000 pessoas em cada estado, avaliou sete setores: educação, segurança pública, geração de emprego e renda, habitação, infraestrutura e mobilidade, saúde e transporte público.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Educação em Goiás: Um Modelo a Ser Seguido
Conforme publicado pelo site Brasil 61, na área da educação, Goiás se destaca com 67% dos entrevistados avaliando o setor como positivo, contra 63% no Paraná, 58% em Minas Gerais e 54% em São Paulo. O estado se destaca por suas políticas públicas que priorizam os estudantes e os profissionais da educação, como:
- Melhoria da infraestrutura das escolas: O governo de Goiás investiu R$ 6,5 bilhões desde 2019 na reforma e construção de escolas, garantindo um ambiente seguro e adequado para o aprendizado.
- Visão ampla de investimento: A educação em Goiás vai além da infraestrutura, com investimentos em materiais didáticos, tecnologia e formação de professores.
- Descentralização de recursos: Diretores e gestores escolares têm autonomia para direcionar os recursos de acordo com as necessidades específicas de cada escola, otimizando o uso do dinheiro público.
- Distribuição de uniformes, materiais escolares, mochilas e notebooks: Os alunos da rede pública estadual de Goiás recebem todo o material necessário para estudar com conforto e qualidade.
- Investimento em tecnologia: Aulas online, plataformas digitais e outras ferramentas tecnológicas complementam o aprendizado em sala de aula e preparam os alunos para os desafios do futuro.
Especialistas Aplaudem Sucesso de Goiás
O especialista em educação Francisco Rodrigues elogia as políticas públicas implementadas em Goiás e destaca que o estado serve como exemplo para outros estados:
“O governo do Estado de Goiás tem melhorado as estruturas das escolas, tem gerado uma educação com uma visão mais ampla de investimento, tem feito a descentralização de recursos, ou seja, tem dado autonomia para que o gestor, diretor escolar, direcione melhor os recursos financeiros para aquelas áreas que são realmente mais carentes dentro da própria escola.”
A professora Miriam Fabia Alves, da Universidade Federal de Goiás (UFG), reforça a importância de políticas públicas que visam a melhoria da educação:
“Nós somos defensores de uma melhoria da infraestrutura das escolas, nós somos defensores de que as escolas têm que ter conectividade, os estudantes têm que ter direito à conectividade, a gente tem que combater a evasão, isso tudo é importante. Defendemos políticas nessa direção, elas são fundamentais.”
Lições para Outros Estados
O professor Alessandro Araújo, da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, ressalta que cada estado tem suas particularidades, mas que o exemplo de Goiás pode ser seguido por outros:
“Cada estado, por mais próximo que seja, tem suas diferenças, tem suas peculiaridades, tem suas diferenças culturais, suas diferenças educacionais, suas diferenças sociais. Mas é claro que podemos aproveitar muito e muito mesmo o exemplo de Goiás. O Goiás tem crescido sistematicamente a nível educacional.”
Inspiração e Esperança
O especialista em educação Francisco Rodrigues acredita que o sucesso de Goiás na área da educação demonstra que é possível alcançar resultados positivos:
“Esse desempenho do governo de Goiás, só nos mostra que há uma solução, há uma esperança.”
LEIA TAMBÉM:
- Atenção Idosos! Amor na Terceira Idade? Escolha Livre do Regime de Bens no Casamento e União Estável; entenda
- DF: Prazo Final para Regularizar Título Eleitoral se Aproxima. Não Perca o Prazo!
- Morre Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB-DF, aos 49 anos
- Saúde: Uma Jornada para o Bem-Estar Completo