O projeto de lei ainda precisa ser analisado pelas comissões da CLDF e, se aprovado, seguirá para sanção do governador
O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Ricardo Vale (PT), apresentou um projeto de lei que visa expandir o acesso ao ensino de idiomas na rede pública. O PL 1.249/2024 propõe que os Centros Interescolares de Línguas (CILs) possam oferecer cursos a distância por meio de plataformas digitais.
A proposta surge em resposta à alta demanda por vagas nos CILs, que atualmente atendem apenas 25% dos estudantes matriculados no ensino médio da rede pública. “Sabemos que o domínio de um segundo idioma pode ser o que separa um trabalhador de melhores vagas de trabalho e condições dignas”, afirmou o deputado. “E, hoje, o DF conta com um sistema de ensino de idiomas muito bom, tanto que milhares de estudantes se habilitam todos os anos em busca de uma vaga, além das remanescentes que são destinadas à comunidade. Então, nada mais justo que usar a tecnologia para potencializar esse importante instrumento de educação e cidadania.”
LEIA TAMBÉM:
- Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos
- GOIÁS: Canto da Primavera divulga programação completa
- Desfile “A Arte de Vestir o Futuro” celebra a moda futurista em Brasília
- Cristiano Araújo destaca avanços do turismo no DF durante Coletiva
A digitalização do ensino de idiomas permitiria alcançar um número muito maior de estudantes e membros da comunidade, eliminando barreiras geográficas e de horário. Atualmente, o DF conta com 17 CILs, que oferecem cursos de inglês, espanhol, francês e alemão. Com a aprovação do projeto, a oferta de vagas poderia ser significativamente ampliada, beneficiando milhares de pessoas.