Na última semana, estudantes da Estácio Brasília tiveram a oportunidade de apresentarem seus próprios negócios e terem acesso a instruções de empreendimento e fiscais sobre empresas, através da ação “Empreenda Estácio”.
Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Com estandes montados no pátio do Centro Universitário, cada aluno participante apresentou seus negócios, serviços, produtos, e puderam vendê-los no local, com empreendimentos variados entre culinária, produtos de casa, beleza, cosméticos e vestuários.
Os projetos de extensão, como Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) e o Projeto Jovens Talentos Empreendedores (PROJETE), dos curso de Contabilidade, Administração e Gestão de RH da Estácio Brasília, realizaram plantões de atendimento no local com orientações sobre gestão financeira empresarial, processo de recrutamento, seleção para micro e pequenas empresas, esclarecimento sobre quantidade de colaboradores que podem ser contratados, elaboração de currículo e abertura do Microempreendedor individual (MEI).
LEIA TAMBÉM:
- Governador do DF pede responsabilidade aos rodoviários e apela por fim à greve
- Inscrição para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está nos últimos dias
- Processo seletivo para cadastro de reserva em 14 áreas da Ceap-Sol está em aberto
- BRB Mobilidade completa 4 anos com 11,2 milhões atendimentos realizados
“Eu comecei a empreender em 2022, por meio de uma marca de produtos de beleza e cosméticos e, através da Instituição, conquistei alguns clientes e pude divulgar e vender alguns produtos”, relata Yasmim Santos, de 26 anos e estudante do 10° e último semestre de enfermagem.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do 2° trimestre de 2019, realizada pelo IBGE, 56,3% dos estudantes de graduação exercem atividade remunerada para contribuir com o orçamento familiar e pagar a faculdade. Destes alunos, 42,3% recebe entre 1 a 2 salários mínimos e 24,3% recebe de 0,5 a 1 salário mínimo.
“Avaliamos como satisfatória essa iniciativa do Empreenda Estácio, como um primeiro passo para que as próximas edições possam se expandir ainda mais. Sabemos que nossos alunos trabalham para se manter nos estudos, e nosso intuito é justamente colaborar em seus empreendimentos para que sempre possam avançar”, explica Murilo Bataglia, Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão da Estácio Brasília.
O Centro Universitário Estácio de Brasília tem atuado para auxiliar os estudantes no seus empreendimentos pessoais através, não somente da iniciativa do Empreenda Estácio, como com o auxílio frequente dos atendimentos realizados pelos projetos de extensão NAF, NAC e PROJETE, que atuam em todos os semestres, onde os formandos podem receber orientações fiscais, de carreira e de empreendimentos.
“Tivemos o objetivo de promover um espaço para que os alunos divulgassem seus empreendimentos, serviços e produtos, de modo a colaborar com eles nessa trajetória. E, não apenas com vendas e buscando um reforço orçamentário, mas, também, em instruções para potencializar a administração do empreendimento”, completa Murilo.