Tribunal de Contas autoriza contratação do BRB para gerir folha da Prefeitura de João Pessoa-PB

Banco de Brasília substituirá o Bradesco na gestão da folha de pessoal do município com dispensa de licitação

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) autorizou, nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de João Pessoa a formalizar um contrato no valor de R$ 60 milhões com o Banco de Brasília (BRB), que foi selecionado pelo prefeito Cícero Lucena (PP), por dispensa de licitação, para gerir a folha de pagamento do município, em substituição ao Bradesco.

O processo havia sido suspenso cautelarmente pelo TCE em dezembro do ano passado. O principal questionamento dos auditores era a falta de comprovação de que a substituição do Bradesco pelo BRB seria mais vantajosa para o erário público.

A decisão do TCE levou em conta um parecer favorável emitido pelo Ministério Público de Contas. Segundo o MPC, não foi constatada “ilegalidade aparente ou dano ao erário, apesar de demandar um acompanhamento de perto por parte desta Corte de Contas no que tange à efetiva execução contratual, além da eficiência dos serviços a serem prestados.”

 

O relator do processo, conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho, destacou que as irregularidades foram sanadas, sobretudo no que se refere à estrutura para atender aos clientes. Ele informou que o BRB está instalando uma agência física na Avenida Epitácio Pessoa e já possui quatro unidades de atendimento em João Pessoa, além da previsão de instalar mais 16 postos de atendimento, inclusive nas dependências da prefeitura.

 

Por fim, o TCE julgou regular a dispensa de licitação realizada pela Secretaria da Administração do Município de João Pessoa, “sem prejuízo do acompanhamento da efetiva execução contratual, com consequente revogação dos efeitos da cautelar expedida”.

RECOMENDAMOS