Condições diferenciadas de financiamento contemplam pessoas físicas e jurídicas do setor do turismo afetadas pela pandemia
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal conseguiu que mais um segmento do turismo do Distrito Federal tenha acesso às linhas de crédito do Banco de Brasília (BRB) com taxas e condições diferenciadas de pagamento.
O setor responsável pela realização de eventos sociais e corporativos, que reúne cerca de 250 pequenas empresas e profissionais autônomos, negociou com o BRB acesso ao crédito do programa Supera-DF.
“O turismo foi uma das primeiras atividades econômicas a fechar e vai ser uma das últimas a reabrir”, comenta secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “E esses empreendedores e autônomos geram emprego e renda na economia de Brasília”, ressalta.
Esse empréstimo já é um alento até que tenhamos um protocolo gradual de retorno dos eventosKarla Vinhas, presidente da Abraeventos
Ela reconhece que as empresas e trabalhadores do setor de turismo afetados pelos impactos da pandemia necessitam desse aporte financeiro. “Pelo menos até que possam retomar suas atividades com segurança num futuro próximo.”
A categoria mais recente beneficiada pela iniciativa da Setur é representada pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abraeventos). São empreendedores que organizam eventos sociais e corporativos – como recepções, festas de casamento e solenidades etc.
“A secretária abraçou a nossa causa e, com nossas atividades paradas, esse empréstimo já é um alento até que tenhamos um protocolo gradual de retorno dos eventos”, reconheceu Karla Vinhas, presidente da Abraeventos. Ela trabalha com decoração de festas e solenidades.
Cerimônias como casamentos, normalmente, são programados com antecedência e muitos que estavam agendados para este ano foram cancelados. “Por isso, diante da falta de perspectivas, o crédito do programa Supera-DF é tão importante para a manutenção das empresas e dos empregos”, analisa Karla.
Os empréstimos são concedidos mediante análise de crédito pelo BRB e poderão ser contratados até setembro. Os juros variam de acordo com a modalidade do crédito, a partir de 0,80% ao mês, com prazo de 36 meses para pagamento e seis meses de carência.
Além das 244 empresas associadas, outros 300 profissionais autônomos vinculados a Abraeventos como garçons e copeiros, entre outros, poderão se beneficiar com o acordo entre a Setur e o BRB.
A iniciativa concede financiamentos aos empresários e profissionais autônomos do turismo com linhas de crédito criadas especialmente para atender o setor como artesãos, guias de turismo, agências de viagens, rede hoteleira e de hospedagem.
O BRB disponibiliza as seguintes linhas de crédito
Acreditar – produto de microcrédito do BRB;
Progiro – Capital de Giro;
BRB Investimento
Os profissionais autônomos de turismo precisam apresentar ao banco o número do Cadastur e as empresas o registro em seu CNPJ da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) vinculado ao turismo.