Reunião no Palácio do Buriti busca agilizar abertura e funcionamento de empresas no DF

A Administração do Plano Piloto se reuniu  com diversos órgãos para discutir medidas que visem agilizar o processo de abertura e licenciamento de empresas na região. A reunião que aconteceu nesta terça-feira (8), no Palácio do Buri, contou com a participação do Conselho de Políticas Públicas do GDF, representantes dos Correios, Junta Comercial, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Um dos assuntos debatidos foi a importância do mapeamento de endereçamento. O administrador do Plano Piloto, Roberto Nunes, destacou que a interlocução entre os órgãos envolvidos é fundamental para efetivar as melhorias necessárias. “A gente ainda utiliza um método antigo de endereçamento. A grande dificuldade do empresário é que o sistema oferece um CEP, que muitas vezes não coincide com o CEP oficial e isso acaba gerando um problema”, afirmou.

Outro ponto de discussão foi a importância do Georreferenciamento e da alimentação da base de endereçamento, de maneira conjunta e única. O consultor do Sebrae, Paulo Carvalho, afirmou que qualquer alteração deveria ser feita com a consulta ao geoportal apenas à SEDUH. “Temos que chegar ao entendimento de que essa ferramenta é a mais importante para todos”, disse.

A proposta da reunião foi entender as dificuldades dos órgãos envolvidos e tentar criar maneiras de facilitar os processos. Atualmente, o empresário que levava até 180 dias para abrir uma empresa hoje leva até 11 horas, por meio da visibilidade automática. Os órgãos se comprometeram a criar mecanismos de melhorias em torno de todos os temas discutidos.

A Administração do Plano Piloto espera que as medidas discutidas na reunião ajudem a agilizar o processo de abertura e licenciamento de empresas na região. Isso vai contribuir para o desenvolvimento econômico do Plano Piloto e para a geração de empregos.

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