O lançamento do catálogo, aplicativo e portal tem o objetivo de fortalecer três setores econômicos do DF: náutico, produtos de cultivo de valor agregado e malharias
O Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), em parceria com o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com recursos viabilizados por intermédio de emenda parlamentar da Deputada Jaqueline Silva, irá realizar o lançamento com Coquetel do Catálogo, Portal e Aplicativo do projeto Economias Transformadoras: Arranjos Produtivos do Distrito Federal, no dia 29 de dezembro (quinta-feira), às 10h, na sede do Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social (QNC 11 Lote – Taguatinga Norte). Os três produtos que serão lançados irão conter dados do Turismo Náutico, Malharias e Produtos de Cultivo de valor agregado, com informações importantes desses setores pesquisados nas ações de mapeamento. Além disso, por meio do Catálogo, Portal e Aplicativo possibilitará uma maior aproximação e integração entre produtor e consumidor e, ainda, o desenvolvimento de soluções que beneficiem a produtividade dos setores participantes. “É nessa direção que queremos seguir: desenvolver uma visão orientada para gerar resultados para o conjunto de empreendimentos mapeados, que contribuam para a ampliação do fomento ao setor e para o desenvolvimento territorial sustentável”, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Jesuíno de Jesus Pereira Lemes.
O projeto Economias Transformadoras fortalecerá, ainda, por meio dos produtos lançados, os três segmentos produtivos apontados e potencializará a economia do DF, com a elevação do capital social, geração de emprego e renda e desenvolvimento de parcerias nos setores. Tornará possível, contribuir com fornecimento de dados para o aperfeiçoamento de políticas públicas de apoio, aumento da integração e competitividade dos pequenos empresários, e incrementar a produtividade nas regiões administrativas, onde essas empresas se encontram.
“O projeto Economias Transformadoras visa apontar ações que contribuam para a prooção de sociedades pacíficas e inclusivas, bem como o desenvolvimento sustentável. Logo, há o acesso à justiça social e a construção de instituições mais eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, fortalecendo e reconhecendo o potencial do mercado gourmet como um arranjo produtivo local”, finaliza o Presidente do Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social, Eugênio Cesar Nogueira.
O projeto contou com ações em parceria com a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), com o Grupo de Estudos em Pecuária – Brasília (GEPEC), com o Grupo de Estudos em Horticultura/UNB (GEHORTI) e com o Sindicato das Indústrias e Vestuário do Distrito Federal (Sindivest).