Imposto sobre transmissão de imóveis cairá para 2% para imóveis usados e 1% para imóveis novos.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) a redução do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A medida visa aquecer o mercado imobiliário, gerar empregos e oportunidades para a população.
“Aquecer a economia e gerar empregos”
“Aqui no DF vamos reduzir o ITBI, imposto cobrado na transmissão de imóveis, como uma forma de aquecer a economia, gerar empregos e oportunidades para as pessoas”, publicou Ibaneis Rocha.
Novas alíquotas:
A partir de 2025, as alíquotas do ITBI serão:
- 2% para imóveis usados (atualmente é de 3%);
- 1% para imóveis novos.
“Reparação de um erro do governo anterior”
Ibaneis Rocha criticou o governo anterior, que aumentou o ITBI de 2% para 3% em 2015. “A medida é uma reparação de um erro do governo anterior, que aumentou impostos e não dialogava com o setor da construção civil”, afirmou o governador.
Expectativa de aumento na arrecadação
O governo espera que a redução do ITBI incentive novas construções e destrave contratos que estavam parados, gerando um aumento na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Confiamos que a redução do ITBI vai aumentar nossa arrecadação com ICMS, porque ela vai incentivar novas construções e destravar contratos que estavam engavetados”, disse Ibaneis.
O governador reforçou seu compromisso com a população e com o desenvolvimento econômico do Distrito Federal. “Desde 2019 tenho afirmado que, com as contas em dia, iríamos reduzir ou eliminar impostos, sem deixar de investir na cidade. Nosso compromisso é com a população e com aqueles que geram oportunidades para ela”, declarou.