O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou o terceiro Boletim do Comércio Exterior de 2024, revelando um crescimento significativo nas exportações.
Exportações em alta
O estudo aponta um aumento de 21,4% nas exportações em comparação ao segundo trimestre de 2024, e de 14,1% em relação ao mesmo período de 2023.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
“É muito gratificante ver o trabalho realizado pela secretaria de Relações Internacionais dando resultados positivos para o DF”, comemorou o secretário Paco Britto. Ele atribui o sucesso ao trabalho desenvolvido junto às embaixadas e à busca por novas rotas internacionais, além do fortalecimento dos empreendedores locais.
LEIA TAMBÉM:
- Depois de 12 baixas seguidas, dólar volta a subir e fecha a R$ 5,79
- Computadores para a Inclusão chega à marca de 50 mil alunos formados no Brasil
- Ibovespa em alta de 0,31%
- Dr. Ajuda: função das articulações
Destaques do setor
A produção de soja, carnes de aves e enchidos de carnes impulsionaram o crescimento do setor agroindustrial. O DF também se destacou na exportação de artefatos de joalheria, ficando atrás apenas de São Paulo, e de massas para preparação de pães.
Enquanto as exportações cresceram, as importações registraram queda de 26,1% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2024. Essa redução foi impulsionada principalmente pela diminuição nas compras de produtos farmacêuticos e medicinais.
“Com esse cenário, o Distrito Federal consolida sua posição como um importante exportador nacional, especialmente no setor agroindustrial, e demonstra avanços significativos na diversificação de sua pauta exportadora”, destaca Francisca Lucena, diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPEDF.