Do Paraná para o mundo: conheça empresa que exporta erva-mate para as Américas

Uma empresa familiar que beneficia um dos produtos mais tradicionais do Sul do país: a erva-mate. Elizabete Capeleti, a administradora da Capeleti, faz parte da terceira geração de uma família que começou um negócio promissor em União da Vitória (PR). Desde o início, a empresa comprometeu-se a beneficiar a erva da forma mais sustentável e ecológica possível.

A gestão da empresa, então chamada Capimar, passou para as mãos de Elizabete, que assumiu o negócio com o propósito de abrir horizontes. No caminho, ela entendeu a relevância da maneira como o produto é beneficiado no sul paranaense — com cultivo sombreado, rigor na limpeza das ervas e uso de matéria-prima 100% orgânica.

Depois de muito estudo e aprimoramento, a Capeleti lançou uma nova linha de produtos para facilitar a vida das pessoas, com o mate instantâneo em sachês individuais e o energético natural, também em embalagens práticas e fáceis de carregar. A partir daí, começou o processo de exportação, com o auxílio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), conta Elizabete.

“No lançamento desses novos produtos, conheci a Apex e viemos a fazer os treinamentos para exportação. Trabalhar no mercado externo realmente é um desafio, mas também é gratificante saber que nós podemos contar com os programas da Apex para nos desenvolver.”

Para a exportação, que concentra as vendas em países como Estados Unidos, Portugal e Bolívia, o foco está em dois produtos: o ‘Meu Mate’ e o ‘SuperMathe’. Ambos são preparados à base de erva-mate, mas numa nova roupagem, unindo inovação e praticidade. Quando começou a exportar, a empresa aumentou sua produção em cerca de 8% para atender à demanda internacional, conta Elizabete.

“Nesse mercado que a Apex fomenta para nós, para trabalharmos e buscarmos futuros clientes, vislumbro um crescimento considerável, haja vista que hoje o mundo está de olho na erva mate”, se entusiasma a administradora Elizabete.

Peiex

Um dos primeiros passos para começar a exportar foi a qualificação, conta Elizabete. Para isso, ela participou do Peiex, uma das iniciativas da ApexBrasil, que capacita os empreendedores brasileiros a entrarem no comércio internacional. Nos anos de 2023 e 2024, o Peiex atendeu 6.213 empresas. Dessas, 1086 empresas exportaram, no período, US$ 3.27 bilhões.

Por meio do Peiex, os empresários recebem um diagnóstico completo sobre o negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem implementadas para que a empresa esteja apta às exportações.

Para mais informações sobre o Peiex, clique aqui.

Para mais informações sobre empresas que internacionalizam suas vendas e projetos de incentivo à exportação, acesse: www.apexbrasil.com.br.

Pixel Brasil 61

RECOMENDAMOS