Com inadimplência abaixo da média, BRB tem lucro de R$ 288 milhões nos primeiros 9 meses de 2022

O lucro líquido ajustado do BRB atingiu R$ 288 milhões nos primeiros 9 meses de 2022, com destaque, no 3T2022, para a carteira de crédito ampla, que registrou aumento de 40% e alcançou R$ 29 bilhões. Já as captações totalizaram R$ 34 bilhões, com crescimento, em 12 meses, de 46,9%. A inadimplência registrada foi de 2,21%, abaixo da média do mercado.

Em linha com seu planejamento estratégico de nacionalização, o BRB superou a marca de 5 milhões de clientes em 2022, presentes em 92% de todo o território brasileiro e em 32 países. Em dezembro de 2018, o Banco tinha 707 mil clientes e presença concentrada no Distrito Federal. O número de clientes do BRB atualmente representa um crescimento de 620% da base total e considera também os clientes do Nação BRB FLA, plataforma digital lançada em 2020 em parceria com o Flamengo, um dos maiores times de futebol do mundo.

No 3T22, o cenário econômico foi particularmente desafiador para o setor bancário, com menor demanda por crédito, reflexo dos patamares elevados da taxa Selic, da inflação e do desemprego. Apesar das limitações do cenário, as receitas de intermediação financeira totalizaram R$ 1,4 bilhão, com crescimento de 3,6% em relação ao trimestre anterior. As receitas de prestação de serviço e tarifas também apresentaram um crescimento, chegando a R$ 129 milhões, aumento de 12,2% na comparação com 2T22. Por sua vez, as despesas de intermediação financeira, que devido à alta da Selic pressiona o resultados, chegaram a R$ 827 milhões, com crescimento no trimestre de 1,2%. No 3T22, o lucro registrado foi de R$ 59,2 milhões, gerando um retorno sobre o patrimônio líquido no período foi de 18,6.

QUALIDADE DA CARTEIRA

A estratégia de expansão dos negócios do BRB se concentra em operações de crédito de baixo risco, com destaque para o crédito imobiliário que registrou saldo de R$ 6,1 bilhões, aumento de 49,8% em 12 meses. O Banco BRB é líder em financiamento imobiliário no Distrito Federal com market share de 43,7%. No Brasil, já ocupa a sexta colocação. O resultado é fruto da simplificação no processo de financiamento, oferta das melhores taxas e condições, e da agilidade na contratação iniciados em 2019.

No crédito consignado, o saldo da carteira chegou a R$ 13,8 bilhões no 3T22, aumento de 41,3% em 12 meses e de 15,6% na comparação com o 2T22.

O BRB também avançou em outras linhas e ocupa o primeiro lugar em crédito rural, com destaque para a agricultura familiar. No Rural, a carteira cresceu 46% em 12 meses e atingiu R$ 751 milhões, aumento de 22,4% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. O BRB se manteve como o principal financiador do agricultor familiar e do médio produtor do DF por meio do Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor) e do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), com 52% do mercado.

A inadimplência encerrou o terceiro trimestre de 2022 com 2,21%, levemente abaixo do segundo trimestre e abaixo da média do mercado, de 2,8%. Destaque para a recuperação de crédito, que aumentou 145,5%, nos últimos 12 meses, superando a marca dos R$ 55,4 milhões no trimestre.

Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 96,2% de participação na carteira no3T22, o que representa uma melhora em relação ao trimestre imediatamente anterior que havia sido de 95,9%.

CAPTAÇÕES

As captações líquidas totalizaram R$ 34 bilhões, aumento de 46,9% no ano e 6,4% no trimestre. Os depósitos a prazo atingiram R$ 21 bilhões, crescimento de 44,6% em 12 e 2,9% no 3T22.
Os depósitos judiciais atingiram R$ 9 bilhões, o que representou um crescimento de 210% em 12 meses e 4,5% no 3T22.

As letras de crédito LCI e LCA totalizaram R$ 4,2 bilhões, aumento de 522% em 12 meses e 14,4% no 3T22.

Por fim, as operações compromissadas totalizaram R$ 2,1 bilhões, aumento de 46,1% no ano e 14,3% no trimestre.

MARGEM FINANCEIRA

O BRB apresentou margem financeira de R$ 600 milhões no 3T22, crescimento de 6,9%, praticamente em linha com o mesmo período do ano passado, acumulando em 9 meses R$1,7 bilhão. Na mesma base comparativa, as receitas de intermediação totalizaram R$ 4,0 bilhões.

O desempenho da margem reflete o resultado das receitas de crédito, que totalizaram R$ 1,2 bilhão no trimestre, crescimento de 48,7% em relação ao mesmo período do ano passado, e R$ 3 bilhões em 9 meses, o que representa aumento de 41%.

Por sua vez, as receitas de títulos e valores mobiliários (tvm) totalizaram no trimestre R$ 275 milhões, crescimento, em 12 meses, de 184,2%, acumulando em 9 meses R$ 970 milhões, o que representa 334,7% de aumento.

Como reflexo da subida da Selic, as despesas da intermediação totalizaram R$ 827 milhões no 3T22 e R$ 2,3 bilhões em 9 meses, crescimento respectivamente de 211% e 290,3% na comparação com o 3T21 e os 9 meses do ano passado.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

O aumento da base e diversificação dos clientes tem possibilitado ao BRB melhorar suas receitas com prestação de serviços e tarifas, em especial no terceiro trimestre deste ano.

No 3T22, a RPS totalizou R$ 128 milhões, crescimento de 25% em relação ao 3T21 e 12,2% na comparação com o 2T22. No acumulado, de 9 meses, as receitas totalizam R$ 349 milhões, aumento de 23,5%.

Os destaques foram as receitas oriundas de conta corrente, que totalizaram R$ 66,5 milhões, crescimento de 26,7% em 12 meses e 17,6% no trimestre. No acumulado de 9 meses, as receitas totalizam R$ 171,6 milhões, crescimento de 13,8%.

Outro destaque são as receitas com cartão, que totalizaram R$ 30,6 milhões no 3T22, crescimento de 15,8% na comparação com o mesmo período do ano passado e 5,9% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. No acumulado de 2022, as receitas com cartões chegaram R$ 87,4 milhões, aumento de 26,4%. Por fim, as comissões com seguros totalizaram em receitas R$ 10 milhões no 3T22, que reflete crescimento de 40,3% em 12 meses e 29,3% na comparação com o 2T22. No ano, as comissões são, até aqui, R$ 28 milhões, aumento de 58%.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

O ano de 2022 foi marcado ainda por uma série de ações e parcerias estratégicas, que levaram ao crescimento do BRB em tamanho e importância, com diversificação de negócios, melhora da experiência dos clientes, investimento em tecnologia recorde, entre outras iniciativas.

Na área de seguridade, foram firmadas importantes parcerias. Uma delas com a Wiz, cuja receita bruta já atingiu R$ 152,2 milhões nos 9 primeiros meses do ano. No mesmo período, o ebitda foi de R$ 101,9 milhões. Outras importantes parcerias no segmento foram firmadas com a Cardif BNP Paribas Group e com a Mapfre.

Em investimentos, o 3T22 também foi marcado pela consolidação da parceria com a Genial Investimentos e, consequentemente, administração de R$ 3,24 bilhões em patrimônio, crescimento de 97% em relação ao administrado no 3T21. A captação acumulada desde o início da parceria, no ano passado, é de R$ 325 milhões.

No 3T22, também merece destaque o projeto Atalaia, investimento na participação societária em outra instituição financeira no País e a oferta vinculante para subscrição de ações do Banco do Estado do Sergipe (BANESE).

Além da parceria com o Flamengo para o banco digital Nação BRB FLA, em 2020, o BRB avançou e, junto à Americanet, operadora com forte presença em São Paulo, o BRB lançou o America.BRB, com foco na ampliação da base de clientes no maior Estado do País.

O BRB também avançou com o BRB Venture Capital, investindo em startups atuantes nas mais diversas verticais de negócios. Como gestora do fundo, foi escolhida a KPTL O investimento previsto é de R$ 50 milhões, a ser alocado no BRBLAB. O movimento tem como objetivo, além da diversificação de produtos e serviços, prospecção de novos clientes e investimento em startups nacionais.

MEIOS DE PAGAMENTO

No 3T22, o BRB consolidou uma série de parcerias temáticas que enriqueceram o portfólio de cartões de crédito. A estratégia é fruto do mapeamento das experiências que se mostraram mais eficazes na fidelização e rentabilização da base de clientes. Da exclusividade aos melhores benefícios do DUX, melhor cartão do Brasil por duas vezes consecutivas, ao engajamento da torcida do Flamengo no Nação BRB FLA, o BRB tem se transformado em grande identificador e fortalecedor das maiores paixões da sua base de clientes.

Atualmente, a base de cartões ativos do BRB é de 1,2 milhão de plásticos. O faturamento bateu R$ 1,4 bilhão no 3T22, aumento de 8,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

ESG

Com forte agenda baseada em ESG, o BRB seguiu avançando e, como Banco público, impactando vidas e focado no desenvolvimento econômico, social e humano de suas áreas de atuação. Em 2022, o Banco operacionalizou 14 programas sociais do Governo do Distrito Federal (GDF), acionista majoritário, e pagou R$ 329 milhões em benefícios. Foram atendidas mais de 251 mil famílias por meios das ações.

BASILEIA

O BRB encerrou o 3T22 com índice de Basileia 14,35%,acima do marco regulatório de 10,5%, dos quais no capital nível I 9,2% e 5,1% no capital nível II. O patrimônio de referência atingiu R$ 3,3 bilhões, crescimento de 25,3% em 12 meses.

REDE DE ATENDIMENTO

O BRB conta com 188 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Alagoas.

Ao número de agências, somam-se 882 correspondentes bancários e 609 ATMs próprios, complementados por mais de 24 mil ATMs da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.

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