BRB alcança lucro de R$ 345 milhões em 2022

Acumulado de 4 anos é de R$ 1,8 bilhão; dividendos distribuídos chegam a R$ 774 milhões

O Banco BRB alcançou, em 2022, lucro líquido ajustado de R$ 345 milhões. É o quarto melhor resultado da história do Banco. No acumulado dos 4 anos (2019 a 2022), o lucro líquido do BRB alcançou R$ 1,8 bilhão, o que permitiu a distribuição de dividendos de R$ 774 milhões, sendo o GDF seu maior acionista. Isso faz com que os recursos distribuídos possam ser investimentos em políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico, social e humano do Distrito Federal.

Como parceiro estratégico do GDF na operacionalização das políticas públicas, o BRB atingiu, em 2022, a marca de R$ 1 bilhão em pagamentos de programas sociais que beneficiaram 278 mil famílias, o equivalente a 1/3 da população do Distrito Federal.

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Ao longo dos 4 anos, o BRB cresceu em tamanho e importância, fruto de estratégia de nacionalização da marca, diversificação da base de clientes, produtos e serviços e melhoria dos processos. O BRB saiu de pouco mais de 600 mil clientes, em 2019, para quase 7 milhões, em 2022, distribuídos em 92% de todo o território nacional (5.100 municípios), 32 países e em todos os continentes. Só em 2022, o aumento da base de clientes foi de 82%. O Banco chegou ao final do ano passado com crescimento de 30,8% nos ativos totais, em 12 meses, atingindo o patamar de R$ 41,5 bilhões.

“O ano de 2022 nos trouxe desafios em decorrência do cenário econômico. Ainda assim, o BRB apresentou um dos melhores resultados da sua história, fruto do trabalho incansável e do engajamento de todo o time BRB focado em fazer a diferença na vida das pessoas. Mantivemos nossa estratégia de expansão com crescimento da carteira de crédito e liderança no mercado de Brasília e, como banco público, consolidamos nossa atuação em prol do desenvolvimento da população do Distrito Federal”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Em 2022, a carteira de crédito ampla do BRB cresceu 39,7%, atingindo R$ 30,4 bilhões. O crescimento da carteira esteve concentrado nas operações de baixo risco, com destaque para o crédito imobiliário, cujo saldo atingiu R$ 6,75 bilhões, crescimento de 49% em 12 meses. Mais da metade do valor foi concedido fora do DF, Estado de origem do BRB e onde o Banco é líder do crédito imobiliário desde 2020, e por 3 anos consecutivos. No Brasil, em 2022, o Banco BRB conquistou a quinta colocação em originação de crédito imobiliário. O resultado é fruto da simplificação no processo de financiamento, oferta das melhores taxas e condições, e da agilidade na contratação iniciadas em 2019.

Em 2021, o lucro ajustado de R$ 573 milhões foi influenciado positivamente por R$ 358 milhões decorrentes de operações estratégicas com a Visa, na área de meios de pagamentos, e com a Wiz em seguridade.

Principal carteira do BRB, o consignado atingiu um crescimento de 42% no ano com saldo de crédito de R$ 14,3 bilhões. Outro importante destaque refere-se ao crédito rural. O saldo da carteira de agronegócio rompeu a marca dos R$ 752 milhões, crescimento de 39,1% na comparação com o mesmo período de 2021.

Ao final de 2022, as operações de crédito PJ totalizaram saldo de R$ 3,6 bilhões, considerando as operações de pequeno, micro, grandes empresas e de governo. O aumento foi de 69,7% em um ano.

Apesar de um cenário econômico adverso, com a elevação da taxa Selic e alto índice de desemprego, a inadimplência registrada foi de 2,12%, redução de 0,35 pontos percentuais frente a dezembro de 2021, abaixo da média de mercado e com tendência de estabilização. As captações totalizaram em 2022 o montante de R$ 35,4 bilhões, aumento de cerca de 40% em 12 meses.

Em 2022 as receitas de intermediação totalizaram R$ 5,5 bilhões no período, com aumento de 61,7%. No 4T22, as receitas atingiram R$ 1,4 bilhão, com aumento de 45% em 12 meses. Já as receitas de prestação de serviços e tarifas também apresentaram crescimento, totalizando no ano R$ 482,3 milhões, crescimento de 21%. No 4T22, o montante foi de R$ 133 milhões, aumento de 15% na comparação com mesmo período do ano anterior.

ESG, ESPORTE E CULTURA

Os últimos 4 anos foram um marco em ESG. O Banco reafirmou sua importância social disponibilizando, inclusive, suas estruturas tecnológicas às pessoas em situação de vulnerabilidade. De 2019 a 2022, foram feitos 4,4 milhões de lançamentos de benefícios com mais de R$ 1 bilhão repassados apenas para o Distrito Federal. Entre os programas sociais do GDF que o BRB operacionaliza, destaque para Prato Cheio, Cartão Material Escolar, Renova-DF, Cartão Gás, entre outros.

No ano passado, o BRB assumiu a gestão do Na Hora, que integra uma série de serviços públicos de diferentes órgãos para o atendimento ao cidadão. Em parceria com a Secretaria de Justiça, o BRB reformulou agências, inaugurou 5 novas unidade, além da realização da troca dos equipamentos e qualificação do time de atendimento.

Para 2023, estão previstas duas novas agências do Na Hora, no Taguatinga e no Gama, além do lançamento do app Na Hora Digital.

Como Banco que acredita no poder transformador do esporte e da cultura, o BRB também se consolidou como principal apoiar dos segmentos no Distrito Federal e no Brasil. O BRB patrocina várias modalidades como futebol, basquete, vôlei, tênis e automobilismo. Na Cultura, anunciou, somente no ano passado, investimentos de R$ 100 milhões, para os próximos 4 anos, para a reforma do Teatro Nacional e outras inciativas para classe artística, fortemente impactada durante a pandemia da Covid-19.

Na Mobilidade Urbana, o BRB também tem papel relevante. Ele assumiu, no final de 2019, o Sistema de Bilhetagem Automática do DF, garantindo maior transparência, modernização e comodidade para mais de 1 milhão de usuários do transporte público. Em 2022, o Banco expandiu para as 27 unidades do Metrô, a funcionalidade do pagamento por aproximação.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

O ano de 2022 foi marcado ainda por uma série de ações e parcerias estratégicas, que levaram ao crescimento do BRB em tamanho e importância, com diversificação de negócios, melhora da experiência dos clientes, investimento em tecnologia recorde, entre outras iniciativas.

Na área de seguridade, foram firmadas importantes parcerias com a Cardif BNP Paribas Group e com a Mapfre.

Destaca-se também o projeto Lucky, que versa sobre Lei Distrital que instituiu o Serviço Público de Loteria no DF, tornando o BRB o responsável exclusivo pela operação dos jogos lotéricos, incluindo o jogo eletrônico pelos meios físico e digital. Segue em andamento processo competitivo para identificação de potencial parceiro estratégico para potencializar os resultados do modelo de negócio.

Além da parceria com o Flamengo para o banco digital Nação BRB FLA, em 2020, o BRB avançou e, junto à Americanet, operadora com forte presença em São Paulo, o BRB lançou o America.BRB, com foco na ampliação da base de clientes no maior Estado do País.

O BRB também lançou o BRB Venture Capital, investindo em start-ups atuantes nas mais diversas verticais de negócios. Como gestora do fundo, foi escolhida a KPTL O investimento previsto é de R$ 50 milhões, a ser alocado no BRBLAB. O movimento tem como objetivo, além da diversificação de produtos e serviços, prospecção de novos clientes e investimento em start-ups nacionais.

PRÊMIOS

O ano de 2022 também foi marcado por reconhecimentos, assim como o início de 2023. O BRB ganhou pela terceira vez seguida o prêmio internacional Banking Awards, na categoria “Melhor Inovação em Varejo”. O prêmio é concedido pela International Banker, revista conceituada com foco no setor financeiro. Também pela terceira vez consecutiva, o BRB Dux Visa foi eleito o melhor cartão de crédito do País. Voltado ao setor de alta renda, oferece experiências exclusivas e a melhor pontuação do mercado, entre outros benefícios.

O BRB também ganhou prêmio internacional ao implementar conceito inovador de ambiência das agências, mais sustentável e eficiente. O projeto faz parte do novo modelo de varejo do Banco e tem como objetivo valorizar a experiência dos clientes. O BRB foi reconhecido no Muse Design Awardds do ano passado. Em Brasília, o novo conceito pode ser visto em quatro unidades.

REDE DE ATENDIMENTO

Em 2022, o BRB chegou a um dos mais importantes Estados do Nordeste. Na Bahia, onde venceu licitação e captou R$ 5,4 milhões em depósitos judiciais, o Banco abriu 49 agências e 750 correspondentes bancários. No País, no total foram 52 novos Pontos de Atendimento em 2022 e encerrou o ano com 188 unidades, frente a 136 em 2021, o que representa um crescimento de 38%.

Com a expansão, o BRB está presente no DF e nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Para 2023, o Banco, conforme seu planejamento estratégico, seguirá ampliando sua atuação, aumentando a capilaridade, diversificando a base de clientes e fortalecendo o alcance que a marca conquistou em seu processo de expansão dos últimos 4 anos.

Estão previstos, para os próximos meses, lançamentos de 2 programas. Um voltado ao microcrédito orientado e outro destinado aos superendividados, entre outras iniciativas.

Do total de transações realizadas no 4T22, cerca de 80 milhões, 94% foram por meio dos canais digitais do Banco, o que inclui as efetuadas pelo app Mobile (63%).

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