O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quinta-feira (7) para Nova Déli, na Índia, onde participará da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.
Lula é o primeiro presidente brasileiro a participar da cúpula desde 2014. Em sua agenda, estão previstas reuniões com líderes de outros países, incluindo o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
O presidente brasileiro deverá defender o combate à pobreza e às desigualdades, temas que foram centrais em sua gestão. Ele também deve discutir a necessidade de uma agenda global de desenvolvimento sustentável.
Antes de embarcar, Lula, ao lado de ministros e autoridades dos demais Poderes, participou do desfile de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios
Leia mais
- União confirma R$ 103 milhões para obras de escolas em Goiás
- Lula afirma que juros ainda estão altos: “Vamos continuar brigando”
- Orçamento de 2024 prevê salário mínimo de R$ 1.421
Presidência
A cúpula é o ponto alto das atividades do G20 e marcará também a reta final da presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia, e que será assumida pelo governo brasileiro, pela primeira vez, a partir do dia 1º de dezembro.
Após a cerimônia de transferência da presidência, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fará um balanço sobre a presidência da Índia em 2023. Já o presidente Lula vai encerrar o evento, apresentando as prioridades e os desafios da futura presidência brasileira, que começa efetivamente a partir de 1º de dezembro de 2023.
A presidência rotativa do Brasil no G20 vai até o fim de 2024, quando uma nova cúpula será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro está previsto para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro do ano que vem.