Evento realizado pela Aprosoja-GO e Coopa-DF contou com a presença de autoridades, especialistas e produtores rurais
A Abertura Oficial da Colheita de Soja 2023/2024 em Goiás e no Distrito Federal, realizada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, no dia 26 de janeiro, trouxe otimismo para os produtores rurais da região.
O evento contou com a presença de autoridades, como o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que palestrou sobre as perspectivas do agronegócio brasileiro.
Leia mais
- Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle, diz PF
-
General revela que ex-ministro não liberou informações da Abin sobre os ataques no dia 08 de janeiro
-
CPMI: coronel diz que Abin avisou em 7 de janeiro sobre invasão de 8/1
“Esse evento é símbolo da competência que o Brasil tem em produzir. Tecnologia e empreendedorismo são símbolos do produtor brasileiro. Um ano difícil, que vai exigir muito equilíbrio e ajuda do governo, das entidades e dos produtores entre si”, salientou Rodrigues.
O painel “Estratégias para a gestão integrada na produção de soja” foi composto pelo presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin; pelo presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner; pelo produtor rural da Fazenda Maringá (Cristalina-DF), Leandro Sato; pelo consultor de mercado da Terra Agronegócios, Ênio Fernandes; e pelo engenheiro agrônomo e consultor da Completta Consultoria, Renato Caetano.
“Um grande orgulho poder trazer esse evento para essa região tão rica, diversificada, uma referência em tecnologia. Viemos valorizar o trabalho do produtor e a sua importância para a economia brasileira”, destacou Ragagnin.
“Essa safra está sendo de muitas dificuldades. Tivemos áreas muito boas, mas outras muito prejudicadas. Só no final da colheita vamos conseguir avaliar melhor os números, mas acredito que, independente disso, o produtor não trabalha com um ano só. Temos uma história de sucesso. A colheita é sempre um momento a ser comemorado”, celebrou Brenner.
Quem acompanhou as palestras também teve a oportunidade de assistir, ao vivo, as máquinas da Case IH realizando a colheita na fazenda Maringá, do produtor rural Leandro Sato.
“O evento tem muita importância, pois mostra a nossa realidade no campo, nossas expectativas com relação à safra. A colheita é resultado de todo o trabalho feito após um ano difícil, com condições climáticas adversas”, afirmou Sato.
O diretor comercial da Pivot Máquinas, Adriano Rodrigues, destacou a parceria com a Aprosoja-GO e com a Coopa-DF e agradeceu a oportunidade.
“Somos parceiros, uma grande satisfação participar de mais uma edição. Recebemos uma grande quantidade de produtores em nosso estande. É impressionante o engajamento que temos com os clientes em eventos como esse”, detalhou Rodrigues.
A Bayer também participou do evento, com a exposição da Plataforma Intacta 2x Tend. Pedro Coelho, gerente de vendas da marca, destacou a participação dessa biotecnologia nos resultados da colheita.
“Uma abertura de colheita é especial para o produtor e para nós também, que colhemos o fruto de todo o trabalho. Ficamos muito felizes em entregar um novo patamar de qualidade na colheita do produtor”, enfatizou Coelho.
Leomar Cenci é produtor rural e membro efetivo da Coopa-DF. Produz café, soja, trigo, feijão e outros cultivares destaques da região e esteve presente na abertura oficial da colheita de soja.
“O evento nos deu um direcionamento de mercado. É muito importante para nós produtores entendermos o que está acontecendo no mercado, até porque observamos uma queda no preço da soja e o acesso às informações nos ajuda a encontrar um melhor momento para negociação. A Aprosoja-GO e a Coopa-DF superaram as expectativas,” elogiou Cenci.