A política cultural sofreu um desmonte nos últimos oito anos no país. Portanto, falar de cultura passa a ser cada vez mais uma tarefa necessária para toda a coletividade.
A cultura em seu conceito amplo é vital para a garantia de cidadania a partir dos plenos direitos constitucionais. Já comprovada que se trata de uma economia criativa que gera renda e empregabilidade à sociedade, alavancando e transformando a comunidade.
Os fatores econômicos, políticos, sociais e educacionais estagnaram com certeza nos últimos anos, enfraquecendo muitas atividades dos grupos, coletivos e artistas de um modo geral no Brasil. Porém, há perspectivas de avanços no que tange as políticas culturais do país, com a recriação do Ministério da Cultura (Minc), reavivamento da Lei Cultura Viva que norteiam a rede de pontos e pontões de cultura.
LEIA TAMBÉM:
- Valparaíso de Goiás é alvo de grandes investimentos imobiliários; veja
- Sesc + Rock agita cidade em abril em evento gratuito no Estádio Bezerrão; confira as atrações
- Ibaneis assina decreto que regulamentada Nova Lei de Licitações no GDF; entenda
- IESB abre graduação em Escrita Criativa, a primeira do Centro-Oeste; veja
As ações culturais contribuem, e assim se identificando com a comunidade
Nessa perspectiva nós do Ponto de Cultura Tríade atuamos no sentido de reverter este quadro, cumprir nossas metas inserindo os jovens, adultos e crianças no centro. Pois, sabemos que a cultura é uma roda que gira e contribui para o país e quando é pautada pelo incentivo para realização das ações culturais se fortalecem ainda mais.
O resultado é o próprio desenvolvimento da cultura propiciando melhorias efetivas na educação, saúde, formação de caráter, no trabalho e na diminuição da violência. E ainda por ser oportunidade do encontro com identidade, a partir da descoberta no fazer artístico, elevando o nível pessoal de conhecimento, quando aplicado contribui na convivência familiar e interpessoal.
Os projetos da Tríade na comunidade estão com inscrições abertas
Com ou sem apoio ou aporte financeiro institucionais e/ou governamentais, as iniciativas do Ponto de Cultura seguem firme desde 2007. Dificuldades sempre existem, porém prevalece a vontade da coordenação geral, membros e equipe multidisciplinar que se movimentam para o alcance dos objetivos que tem como primordial o desenvolvimento da cultural da população, e de forma positiva a comunidade vem recebendo essas iniciativas.
Calendário para 2023
As atividades seguem a todo vapor para o bem e desenvolvimento sociocultural local. Está com inscrições abertas para os cursos de Canto, Danças e Teatro.
Cursos:
– Curso de Canto, Técnicas Vocais – Ministrada pelo Professor Cesar Pontes – Sábados – 16 horas.
– Curso de Teatro, Iniciação e avançado – Ministrada pelo Professor Rafael Dielson – Segundas Feiras – 19 horas.
– Curso Intensivo de Dança de Salão – Ministrada pelos Coreógrafos Sergio Martins e Juliana Rodrigues – Terças Feiras – 19 horas.
– Curso de Danças Urbanas – Ministrada pela Melissa – Quinta à sábado 14 horas.
Programação de eventos 2023
• IV – Sarau Cultural – Música, Dança, Teatro e Poesia – 10 de junho
• ¬XIV – Arraiá do Tio João – data: 07, 08 e 09 de julho
• VIII – Semana Municipal do Folclore – 18 à 20 – agosto de 2023
• II – Exposição de Artes – Coletiva – 17ª Primavera dos Museus. 18 a 24 de setembro I – Mostra de Teatro da Tríade – 7 de outubro
• IV – FACULT – Feira de Arte e Cultura da Tríade – 10 de novembro
• II – Saraumares – Dia da Consciência Negra – 18 de novembro
Quer apoiar os projetos e ações da Tríade Cultural seja um associado e contribua para o desenvolvimento artístico e humano.
Para maiores informações acesse nosso site:
www.triadecultural.com.br
Nossas redes sociais:
@triadecultural
e-mail: [email protected]
A arte transforma vidas.