Exposição “Natureza Torta” celebra 70 anos de vida do artista Renato Matos

Exposição celebra 70 anos de vida do artista multifacetado Renato Matos, um dos mais icônicos e inventivos artistas do país, no Espaço Cultural Renato Russo

A trajetória de Renato Matos, considerado um dos mais singulares e inventivos artistas brasileiros, será compartilhada com o público a partir do dia 08 de setembro, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.

A “Exposição Natureza Torta – Renato Matos 70 Anos”, mostrará um lado ainda pouco conhecido desse personagem central, que optou pela experimentação, visitou a música, o cinema e o teatro, e foi fundamental na construção da identidade cultural dos brasilienses. Um importante trabalho do artista, que conquistou a admiração no cenário musical de Brasília, foi a composição “Um telefone é muito pouco”, gravada em 1981, porém, sua faceta de artista visual merece ser melhor divulgada ao grande público.

Em 1970, as artes trouxeram  Renato Matos de Salvador para Brasília, onde sua genialidade criativa e estética foi acolhida e vem logrando uma longa história. O artista soteropolitano foi aluno na Escola de Belas Artes de Salvador e apadrinhado por mestres consagrados, como Mário Cravo, Emanuel Araújo e Riolan Coutinho.

Sobre a Exposição “Natureza Torta – Renato Matos 70 Anos”

“Natureza Torta” estará em cartaz de 08 de setembro a 23 de outubro na Praça Central do ECRR 508. Uma oportunidade para o público brasiliense imergir na obra artística de Renato Matos, em especial de sua produção na área de artes visuais.

O artista estará presente dia 08 de setembro (quinta-feira), às 19h, na abertura da exposição. Participará também no lançamento do catálogo e do videoarte “Ruidismos Limítrofes”, com apresentação musical homônima, no dia 25 de setembro, às 16h.

A mostra terá visita guiada com monitores habilitados em Libras. As obras audiovisuais que serão exibidas contam com legenda (closed caption) em português e audiodescrição.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Confira

RECOMENDAMOS