Experiência sensorial inédita de Luciana Luthi reúne arte sonora, eletrônica e eletroacústica, circo, butoh performance e artes visuais.
Um depoimento poético de Luciana Luthi em forma de experiência sensorial interativa. É o que o público poderá conferir durante as apresentações gratuitas do projeto Corpos de LuS, de 20 a 23 de junho no Espaço Cultural Renato Russo. A performance é uma fusão de arte sonora, eletrônica e eletroacústica, circo, butoh e visuais, e marca a estreia de Luli Luthi em Brasília, anos de estudos na Europa.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Corpos de LuS é uma idealização da artista multilinguagem Luli Luthi e coincide com o próprio momento experiencial de vida. Luli foi mãe poucos meses antes do início da pandemia. Quando as vacinas chegaram e a sensação das possibilidades ficou ampliada, Luli realizou uma residência artística com ênfase em Butoh e meditação. Depois disso a artista aprofundou seus estudos indo para Paris estudar num curso intensivo com o mestre japonês Atsushi Takenouchi, e seguida para uma residência artística em Viena com o diretor Will Lopes que orienta o projeto Corpos de LuS desde o início. A experiência foi impactante e proporcionou a ela uma reflexão mais profunda sobre o encontro com o público.
LEIA TAMBÉM:
- Transporte público gratuito para pais de bebês prematuros: projeto de lei é discutido na Câmara Legislativa do DF
- Cras Móvel: levando serviços sociais para quem mais precisa
- Poupança marca o mês de maio com crescimento de R$ 8,2 bilhões em maio
- Brasília Sedia Evento Inédito para Empreendedoras na Gestão de Grandes Eventos
De modo geral, o artista faz sua incursão subjetiva, no intramundo – onde ninguém mais tem acesso – e retira de lá algo para materializar em forma de arte, para compartilhar com o público. “A grande magia ocorre nesse momento de expectação, onde o público usa sua subjetividade, para interagir com a subjetividade da artista, e assim gera potencial de reflexão, emoção e outros componentes”, comenta Luli Luthi.
A artista Luli Luthi tem como característica sua multifuncionalidade, atuando em diversas áreas: audiovisual, cenografia e figurino, circo, dança, artes visuais e música estão sempre amalgamados em seus trabalhos. Paralelamente, Luli é professora de Yoga, com ênfase na consciência corporal, e essa experiência trouxe o interesse em incorporar em seu trabalho artístico algo que o público também tenha uma experimentação sensorial, proporcionando uma interatividade com a plateia.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e apoio do Ministério da Áustria, a programação conta ainda, no dia 22, a partir das 14h, com workshop Dramaturgias do Circo: uma reflexão entre produções contemporâneas do Brasil e Áustria, que será realizado por Will Lopes. Nesse encontro, ele compartilhará suas últimas pesquisas realizadas na Europa, onde foi contemplado como um dos 10 artistas subsidiados para estudos, pesquisas e desenvolvimento de conceitos artísticos para obras circenses contemporâneas na Áustria. “Um convite para ampliar as fronteiras do circo dentro do campo das artes promovendo um espírito livre de fronteiras técnicas e estéticas nos processos criativos dos artistas circenses”, comenta Lopes.
Após o workshop, às 16h30, haverá a exibição do filme Sisters with Transistors, um documentário que narra a história das pioneiras da música eletrônica, mulheres visionárias que mudaram para sempre a paisagem sonora do século XX. Dirigido por Lisa Rovner, o filme destaca as contribuições fundamentais dessas artistas inovadoras, cuja criatividade e coragem desafiaram as normas de gênero e abriram novos caminhos na tecnologia musical. O documentário celebra a luta dessas mulheres para serem reconhecidas em um campo dominado por homens e o impacto duradouro de seu trabalho na música eletrônica contemporânea.
“Escolhemos este filme pois sabemos que a cena da música eletrônica é predominantemente habitada por homens, e consideramos essencial apresentar um filme com este conteúdo. Na performance Corpos de LuS, Luli utiliza computador e sintetizadores, refletindo sua paixão pela música eletrônica. Este documentário é uma inspiração para todas as mulheres que desejam se aventurar e inovar nesse campo”, comenta Luli Luthi.
Ficha Técnica
Concepção, criação sonora e direção geral – Luli Luthi
Direção artística e dramatúrgica – Will Lopes
Consultoria musical – Karla Testa
Cenografia – Poli Salomé
Mixagem e arranjo sonoro – Matthias Luthi
Gestão de projeto – Thiago de Barros
Produção – Luli Luthi
Consultoria circense – Bel Mucci
Direção audiovisual, tratamento, edição e montagem – Luna Colazante
Cinegrafista – Xavier Braun
Fotografia Still – Vinicius Faraco
Making off – Xavier Braun e Vinicius Faraco
Projeções – Luna Colazante e Uirá Ryker
Design gráfico – Will Lopes e Uirá Ryker
Figurinos – Poli Salomé e Luli Luthi
Desenho de Luz – Larissa Souza
Luthier Roca – Junai
Assistente de produção – Tina Carvalho
Assessoria de imprensa – Tato comunicação
Serviço:
Espetáculo: Corpos de LuS
Espaço Cultural Renato Russo
Local: Teatro Galpão Hugos Rodas
Datas: 20 a 23 de junho
Horário:
Sexta e sábado, às 20h
Domingo, às 18h (com intérprete de libras)
Ingressos: Gratuitos
Workshop: Dramaturgias do Circo: uma reflexão entre produções contemporâneas do Brasil e Áustria.
Espaço Cultural Renato Russo
Local: Teatro de Bolso
Data: 22 de junho
Horário:
Das 14h às 16h
Exibição do Documentário
Sisters with Transistors
Espaço Cultural Renato Russo
Local: Teatro de Bolso
Data: 22 de junho
Horário: 16h30