CONCERTADA NO TAMAR ABRE O 12º MÊS DA CULTURA POPULAR

Foto Divulgação
Foto Divulgação

No próximo sábado, dia 03 de agosto, a partir das 20h, no Espaço Cultural Projeto Tamar de Ubatuba/SP, apresenta-se o Grupo Concertada, dando abertura ao 12º Mês da Cultura Popular, que estará repleto também de outras festividades promovidas pelo Projeto Tamar.

Fazem parte do repertório do Concertada, nesse dia, as canções; Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento/Fernando Brant), Serafim e seus filhos (Ruy Maurity), Salamanca do Jarau  (Fernanda Abreu/Rodrigo Campelo/Rodrigo Maranhão), Pavão Misterioso (Ednardo), Canção da Meia Noite (Zé Flávio, do Grupo Almôndegas), O Vira (Secos & Molhados), Receita pra Pegar Saci (Jean e Paulo Garfunkel), Caminho das Águas (Rodrigo Maranhão), Boi do Pindaré (domínio público, tradicional maranhense), Boi Bumbá (Waldemar Henrique), Uirapuru (Waldemar Henrique), Santos Negros (Cássia Maria Araújo), Prece de Pescador (Roque Ferreira/J.Veloso) Maria, Mariazinha (Aloísio Ventura) e Berimbau (Vinícius de Moraes/Baden Powel).

Também estará presente, em participação especial, o cantor, compositor e violonista Luiz Perequê, que tem um papel fundamental no processo constante de divulgação e preservação da Cultura Caiçara; suas composições descrevem os modos de fazer, sentir e viver dos moradores de Paraty, litoral Sul do Rio de Janeiro.

 

O GRUPO CONCERTADA é um grupo musical de Ubatuba/SP, formado em 2008 por um grupo de amigos, músicos amadores, que já haviam participado em outros grupos de canto e em diversos coros. Apresenta-se mensalmente no casco acústico do Projeto Tamar, com seu programa Concertada no Tamar, geralmente no primeiro sábado do mês. O Projeto Tamar abre o espaço gratuitamente para essas apresentações já bastante conhecidas na cidade.

O Grupo apresenta um repertório variado e, quando possível, alusivo a determinado tema ou evento. O público é formado por pessoas que acompanham o grupo há anos e que gostam de apreciar música de ótima qualidade, que remete à cultura popular e caiçara, sempre com entrada franca.

Suas apresentações sempre trazem clássicos da MPB, além de buscar, em cada apresentação, atingir seu grande objetivo, que é a difusão da cultura e meio de vida caiçara e caipira, cantando músicas de compositores da região (Ubatuba, Taubaté, São Luís do Paraitinga e Paraty/RJ) e fazendo releituras de músicas tradicionais e regionais de diversas origens do país, como Folias de Reis e do Divino.

O Grupo está disponível para apresentar-se em eventos do Município e festas de comunidades caiçara e quilombola, além de escolas públicas, ONGs e associações voltadas para crianças, adolescentes e idosos, buscando valorizar a cultura local e, dessa forma, contribuindo para a formação de público apreciador da cultura popular.

O nome CONCERTADA faz referência a concertos musicais e, no contexto de homenagem à cultura caiçara, faz alusão à “consertada” (com “S”), bebida tradicional caiçara feita de cachaça, açúcar queimado, cravo, canela e erva-doce, que é feita de véspera e vai sendo apurada/consertada em fogo lento durante toda uma noite de festejos.

Vera Tango     (Vera Lúcia de Siqueira Tango), cantora (soprano), atua no Grupo Concertada desde sua fundação em 2008, como cantora e diretora musical.

LEIA TAMBÉM:

RECOMENDAMOS