Em uma medida histórica para o Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha anunciou a previsão de mais de 30 mil novas vagas para servidores públicos em 2025. A iniciativa, que faz parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, visa suprir a defasagem de pessoal em áreas essenciais como Educação, Saúde e Segurança Pública. A LDO será encaminhada à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta semana para análise e votação.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
“O governador Ibaneis Rocha tem um compromisso com o Distrito Federal e tem demonstrado isso, ano a ano, com os investimentos que estamos fazendo nos quatro cantos da cidade”, avalia o secretário de Economia, Ney Ferraz. “E não se faz esse tipo de investimento sem contar com os servidores públicos”, complementa.
Educação e Saúde em Foco: Mais de 20 Mil Novas Vagas
As áreas de Educação e Saúde receberão o maior reforço, com um total de mais de 20 mil novas vagas. Na Educação, serão 8.517 novos professores para o magistério público, 330 professores universitários e 3.350 cargos na carreira de políticas públicas e gestão educacional. Já na Saúde, o plano é contratar mais de 9 mil servidores em várias áreas de atuação, incluindo mais de mil médicos, 2 mil técnicos de enfermagem, 1,3 mil agentes de saúde e 3,8 mil para a área de gestão em saúde.
LEIA TAMBÉM:
- Detran-DF entrega doações de água, roupas e alimentos para as vítimas do RS
- Agências do trabalhador oferecem 356 vagas de emprego nesta terça (14)
- Competidores nadam mais de 80 mil metros na 4ª etapa do 50h Nadando
- Ibaneis enaltece papel do Entorno ao ser homenageado em Santo Antônio do Descoberto
Outras Áreas Beneficiadas: Segurança Pública, Assistência Social e Mais
Além das áreas prioritárias, a LDO 2025 contempla outras carreiras importantes. Serão 1.900 novos cargos de políticas públicas e gestão governamental (PPGG), 990 na carreira de polícia penal do DF, e 250 analistas de apoio à assistência judiciária, entre outras.
Cenário Econômico e Impacto nas Contratações
O secretário de Economia pondera que, apesar da LDO prever os novos concursos e nomeações, o cenário econômico nacional pode influenciar nas contratações. “A autorização na LDO é um dos requisitos para que ocorram as nomeações; não se pode esquecer, porém, da necessidade de adequação orçamentária, que é resultado de um conjunto de fatores, incluindo o cenário econômico e a arrecadação”, acrescenta.
Próximos Passos: Aprovação na CLDF e Início dos Concursos
A proposta da LDO segue para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta semana, onde será debatida e apreciada nas comissões e no plenário da casa até meados de junho. Após a aprovação da LDO, o GDF dará início aos processos de organização e realização dos concursos públicos para as áreas beneficiadas.
Confira a lista completa de carreiras beneficiadas e o número de cargos previstos para cada uma delas:
- Políticas Públicas e Gestão Governamental – 1.900 cargos
- Planejamento Urbano e Infraestrutura – 650 cargos
- Carreira médica – 1.093 cargos
- Auditoria de Controle Interno – 142 cargos
- Gestão Fazendária – 80 cargos
- Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal – 265 cargos
- Cirurgião-Dentista – 303 cargos
- Especialista em Saúde (20 hs) – 235 cargos
- Enfermeiro (20h) – 250 cargos
- Vigilância em Saúde e Atenção Comunitária – 1.350 cargos
- Técnico em Enfermagem (20h) – 2.055 cargos
- Gestão e Assistência Pública à Saúde – 3.802 cargos
- Auditoria de Atividades Urbanas – 485 cargos
- Magistério Público – 8.517 cargos
- Políticas Públicas e Gestão Educacional – 3.350 cargos