Governo Lula autoriza concurso para Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima com 98 vagas

Seleção é para o cargo de analista ambiental. Estão previstos também concursos para o Ibama e o ICMBio

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) recebeu autorização para realizar concurso público. Serão abertas 98 vagas de analista ambiental, cargo destinado a quem tem nível superior em qualquer área.

O aval do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (2/4).

A remuneração inicial é de R$ 9.475,72, já considerando o reajuste linear de 9% para todo o funcionalismo a partir de 1º de maio, previsto na Medida Provisória 1170/23, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o auxílio-alimentação de R$ 658,00.

De acordo com a portaria do MGI, o edital será publicado em até seis meses, ou seja, até novembro. As provas serão aplicadas dois meses após a publicação do edital, até janeiro de 2024.

A realização de concurso para o MMA é parte das ações de recomposição do quadro de pessoal da área ambiental federal. Também estão previstos concursos para o Ibama e o ICMBio.

O último concurso do MMA ocorreu em 2010. Desde então, parte dos analistas se aposentou ou foi transferida para outros órgãos, causando déficit de pessoal. O quadro se agravou nos últimos quatro anos, com o desmonte da gestão ambiental.

As 98 vagas representam 23% dos atuais 425 analistas ambientais que estão na ativa no MMA, ou seja, quase um quarto do total. O aumento do quadro de analistas é fundamental para viabilizar as ações do MMA.

A responsabilidade pela publicação dos editais de seleção será da pasta do Meio Ambiente e da Funai. As provas deverão ser realizadas com prazo de antecedência mínima de dois meses após a publicação. Caso os editais não sejam publicados no prazo estabelecido, as portarias perderão efeito, e a dotação orçamentária para a realização dos processos seletivos será cancelada.

RECOMENDAMOS