A falha afetou tanto o acesso via navegador quanto os aplicativos para smartphones.
Em um dia caótico para os usuários das redes sociais, o Instagram e o Facebook ficaram fora do ar por volta das 12h30 desta terça-feira (5). Até a última atualização desta reportagem, as plataformas ainda apresentavam instabilidade e a Meta, empresa controladora das redes, não havia divulgado uma previsão de quando os serviços seriam normalizados.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
O site Downdetector, que monitora instabilidades em aplicativos e sites, registrou um pico de reclamações no Brasil e em outros países. No Brasil, o Instagram chegou a ter mais de 19 mil notificações de problemas, enquanto o Facebook ultrapassou 27 mil. As notificações dispararam por volta das 12h30, indicando o início da falha.
Ao tentar acessar o Instagram, os usuários se depararam com mensagens como “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”, mesmo com a internet funcionando normalmente. Já no Facebook, os usuários foram deslogados de suas contas.
O WhatsApp, que também pertence à Meta, apresentou instabilidade para alguns usuários, mas o número de reclamações no Downdetector foi menor do que para as outras plataformas.
A falha afetou tanto o acesso via navegador quanto os aplicativos para smartphones.
Em resposta à crise, o diretor de comunicações da Meta, Andy Stone, publicou no Twitter que a empresa estava ciente dos problemas e trabalhando para resolvê-los.
Earlier today, a technical issue caused people to have difficulty accessing some of our services. We resolved the issue as quickly as possible for everyone who was impacted, and we apologize for any inconvenience. https://t.co/ybyyAZNAMn
— Andy Stone (@andymstone) March 5, 2024
A falha global também atingiu outros países. Nos Estados Unidos, o Facebook teve mais de 200 mil reclamações no Downdetector, enquanto o Instagram teve mais de 40 mil. No Reino Unido, os números foram de 150 mil e 25 mil, respectivamente.
Leia mais
- Leandro Grass precisará se explicar na Justiça por acusações feitas aos blogs e portais de notícias
- ABBP repudia ódio do corrupto Leandro Grass contra nova imprensa livre
- Leandro Grass, o colecionador de derrotas
A queda das plataformas gerou memes, críticas e reflexões sobre a dependência das redes sociais na vida das pessoas.
Até o momento, a Meta não divulgou a causa da falha.
Esta reportagem será atualizada assim que novas informações forem disponibilizadas.