Etiqueta de AaZ | Mudança comportamental por causa do Coronavírus, por Samara de França

A etiqueta social foi criada para facilitar a vida das pessoas, para trazer organização. Diante do Coronavírus que chegou mudando a vida de todo o mundo não seria diferente com algumas normas de etiqueta. Um dos gestos mais formais que conhecemos até mesmo para selar um acordo ou contrato é o aperto de mão e esta foi uma das primeiras se não a primeira medida de segurança a ser adotada por causa do Coronavírus.
Pela primeira vez em séculos estender a mão para cumprimentar alguém se tornou uma gafe. Os brasileiros tão acostumados ao toque como forma de receptividade tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Aperto de mão virou vilão e álcool em gel estrela principal.
Em virtude desta doença desconhecida que acometeu o mundo inteiro, novas regras de convívio social surgiram e as antigas tiveram que passar por mudanças ou até mesmo ficarem suspensas. O “novo normal” nos desafia a lidar de forma incomum as situações cotidianas.
Com o avanço da doença nossa atenção tem pedido não só novos hábitos, mas, cautela as normas de etiqueta e convívio. As normas de etiqueta nos dizem como devemos nos portar em determinados locais, e isso não é válido apenas para eventos formais.
Especialmente no momento em que estamos vivendo onde inúmeras regras nos vem sendo impostas como o uso correto de máscaras, a forma como devemos ou não cumprimentar as pessoas, etc.
Além de ser uma recomendação das autoridades de saúde é elegante cumprir e se fazer cumprir as normas impostas como tirar os sapatos antes de entrar em casa, lavar as mãos com frequência e higienizar com álcool, evitar cumprimentos com abraços e beijos, etc.
Agora que a flexibilização da pandemia permite o retorno há algumas atividades o cuidado deve ser redobrado. E caso for receber alguém em casa, a anfitriã deve dispor de banheiro limpo e álcool para a higienização dos convidados e cabe ao convidado permanecer de máscara a não ser que a anfitriã o convide a retirar.
Também é necessário o uso de máscara quando for receber algum prestador de serviço em casa e dependendo do que seja o uso de propé é recomendado.
Além de todos os cuidados individuais é imprescindível os cuidados coletivos mantendo a distância mínima exigida sempre que precisar sair de casa, além é claro do uso da máscara, leve sempre também um frasco de álcool em gel. Não existe nada mais elegante do que o zelo e o cuidado com as pessoas que convivem conosco.
A forma como lidamos com o bem-estar comum das pessoas está diretamente ligado a ética e boas maneiras e enquanto atravessamos essa tempestade não existe nada mais elegante do que ser responsável.

Por @samara_tabledecor
|Contadora
|Especializada em Gestão da Educação Superior
|Amante da mesa posta e decoração, um bom café, vinho e livros.
|Email: [email protected]

RECOMENDAMOS