Para alguns parece “frescura” para outros “essencial e indispensável”. Sem dúvidas, sempre será tema para discussão, mas não deveria. Afinal, a etiqueta social nada mais é que um conjunto de normas e condutas que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados quer sejam em solenidades, em eventos públicos ou não. As normas devem ser observadas no trato entre si.
As regras de etiqueta social, para muitos nunca foram necessárias, mas considerando os aspectos da vida em sociedade tudo está relacionado a etiqueta social, vestimentas, cumprimentos, linguagem corporal e verbal.
Certamente, uma pessoa que adere aos padrões de etiqueta é mais educada, terá predisposições para convites de festas, facilidade para amizades e no ambiente de trabalho, sem dúvidas, será aquela pessoa que todos querem ter por perto.
Os brasileiros costumam ser muito simpáticos e cordiais em geral, mas agora a pergunta que não quer calar, você domina regras de etiqueta?
Ficou com dúvida? É normal, porque associamos a palavra etiqueta a coisas engessadas e pontuais como a maneira correta de sentar à mesa, o uso correto dos talheres, etc. Não que isso não seja importante; Sabemos que sim! Devemos saber nos comportar em várias situações, mas a etiqueta social não trata apenas disso.
Mas não se preocupe, listo aqui algumas dicas para ajudar você a desenvolver habilidades de etiqueta que deveriam ser ensinadas desde os tempos de escola, bem como auxiliar na educação familiar para melhor condução na nossa sociedade.
– Seja sempre gentil, cortês. Ao chegar nos lugares cumprimente as pessoas.
– Quando for convidado para um almoço ou jantar evite se atrasar, mas também não chegue cedo demais para não deixar os anfitriões desconfortáveis por não terem terminado de preparar a recepção.
– Da mesma forma, quando você for o anfitrião (a) esteja pronto para receber seus convidados quando estes chegarem. Não é elegante estar saindo do banho enquanto seu convidado chega.
– É elegante levar um mimo para o anfitrião (a) mas cuidado com o que deseja levar para agradar para que isso não se torne um fardo. Por exemplo, não leve uma garrafa de vinho se você sabe que a pessoa não bebe.
– Uma coisa muito comum e importante saber: convidado não convida! Imagine que os anfitriões se preparam para uma recepção de 30 pessoas e se cada convidado resolve levar mais um! Será um verdadeiro caos. Então nunca cometa essa gafe, e se for necessário comunique antes aos anfitriões a necessidade de levar uma pessoa a mais.
– Evite falar muito alto, dar risadas altas e também não faça cochichos ao pé do ouvido.
– Evite falar de assuntos polêmicos como política, religião, etc.
– Seja discreto e não fique observando tampouco comentando sobre a casa da pessoa que o recebeu.
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|Especializada em Gestão da Educação Superior
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