O Seminário Internacional “Transporte Coletivo e Sustentabilidade: Rumo à Tarifa Zero e Obras Verdes”, com organização da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e com a participação da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana (CTMU), presidida pelo deputado distrital Max Maciel, aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O intuito do encontro foi debater a importância de uma inclusão dos “3 Zeros”, Tarifa Zero, Acidentes Zero e Emissões Zero, na mobilidade urbana do Distrito Federal.
Para o deputado distrital Max Maciel, coisas que foram apontadas no seminário, são problemáticas que não têm saída simples e nem resolução fácil para um debate de sociedade com o conjunto da população. “Toda vez que a gente faz um debate sobre obras verdes, zero emissão, zero tarifa, nós vamos ter que impactar modelos econômicos, obras que já estão na estrutura sistêmica do Estado com relação ao empresariado e que não têm apelo popular no primeiro momento”, destacou o deputado Max.
Max Maciel continuo dizendo que taxar carro mexe com a vida de todos. “Restringir acesso à cidade mexe com a lógica histórica de como ela se desenvolveu. Quando a gente começou o seminário, quando chegou a programação, eu estava mediando um monte de coisa. Eu queria estar ali aprendendo, mas missão dada a gente cumpre”, afirmou Max Maciel.