CLDFProjeto de Lei cria Dia do Rock Brasiliense em 27 de março, aniversário de Renato Russo

Projeto de Lei cria Dia do Rock Brasiliense em 27 de março, aniversário de Renato Russo

O deputado distrital Ricardo Vale (PT) apresentou o projeto de lei 526/2023 para incluir o Dia do Rock Brasiliense no calendário oficial de eventos do Distrito Federal. A data ficaria fixada em 27 de março, dia no nascimento de Renato Russo, um dos maiores símbolos do rock da Capital Federal.

A data reconhece a contribuição brasiliense para o rock nacional, que é motivo de orgulho e marca identitária da Capital Federal. O parlamentar também é o autor da Lei nº 567/2015, que declara o Rock Brasiliense como Patrimônio Imaterial do DF.

Para o deputado, essas datas movimentam a cena cultural e provocam o poder público para novas políticas de incentivo. “Com essas ações, estamos reconhecendo o potencial da nossa cidade, como berço de tantos talentos, e preservando a nossa história musical”, explica o parlamentar.

Ricardo Vale também conversou com Philippe Seabra, da Plebe Rude, sobre a criação de um museu do rock. O distrital apadrinhou o projeto e prometeu atuar diretamente junto aos órgãos do Executivo para que a proposta saia do papel.

“É uma ideia maravilhosa de músicos e produtores preocupados com um acervo incrível que eles já têm. Nossa intenção é que esse museu seja um bem do DF para todo o país”, enfatiza.

O projeto de lei 526/2023 ainda precisa ser apreciado pelas comissões de Educação, Cultura e Saúde da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Últimas