O deputado Fábio Felix (PSOL) – autor da proposta de criação no âmbito da CLDF de uma Comissão Especial destinada a acompanhar e a fiscalizar o plano de vacinação contra o novo coronavírus – foi eleito, na última quarta-feira (13), presidente da Comissão da Vacina.
Como vice-presidente, foi escolhido o deputado Jorge Vianna (Podemos) e o deputado Delmasso (Republicanos) foi designado relator do colegiado. Para Felix – que agendou a primeira reunião do grupo para segunda-feira (18) e sugeriu um encontro, na próxima semana, da comissão com o corpo técnico da Secretaria de Saúde –, os principais desafios serão: garantir o acesso de todos ao imunizante e combater a desinformação.
Sair da pandemia
O relator da comissão, deputado Delmasso, acrescentou uma preocupação ao debate. Considerando o envio de 400 mil doses da vacina, segundo aventado pelo ministério, e acrescentando o número de brasilienses que já tiveram Covid-19 e foram curados – “supondo que estes estejam imunizados” –, o índice chegaria a apenas 16% da população do DF, longe dos 70% estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mínimo de vacinados para que uma localidade seja declarada “fora da pandemia”. E, mesmo argumentando que a vacinação deve ser um ato voluntário, o distrital defendeu que o GDF e a CLDF se envolvam na campanha para que as pessoas sejam imunizadas. “Essa é a única arma que temos para sair da pandemia e ninguém aguenta mais tantas restrições, embora ainda sejam necessárias”, declarou.
LEIA AINDA: Ibaneis convoca mais 34 profissionais de saúde para reforçar combate ao vírus
Ao encerrar a reunião extraordinária realizada por videoconferência, o deputado Fábio Felix condenou a condução pelo governo federal da crise de saúde gerada pela pandemia. “Será que o Distrito Federal pode confiar na gestão do Ministério da Saúde para garantir vacinar toda a população, evitar mais mortes pela Covid-19 e sair da pandemia”, indagou. O parlamentar ainda insistiu na necessidade de enfrentar a “campanha difamatória e de baixo nível contra a vacina e a ciência”.