A deputada Distrital Dayse Amarilio embarca para Goiânia nos dias 13 e 14 de novembro para conhecer de perto ações implementadas na cidade que ampliam o apoio para mulheres em situação de violência doméstica e importantes iniciativas na luta contra o feminicídio. A viagem faz parte de um esforço para trazer à Brasília novas práticas e soluções para fortalecer a rede de proteção às mulheres no Distrito Federal.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
A Boutique Solidária é uma dos lugares visitados pela deputada. Criada pela vereadora Aava Santiago, o espaço oferece segurança para mulheres em situação de risco, que já receberam medidas protetivas, poderem buscar pertences essenciais sem a necessidade de retornar às suas casas, evitando o risco de reexposição ao agressor. Eles também oferecem apoio psicológico e assistência para restaurar a autoestima das vítimas em um momento de vulnerabilidade.
“A Boutique Solidária é uma iniciativa que já foi premiada até pela ONU. Conhecer a ação e entender como podemos replicar no DF é uma forma de avançar e muito na defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Estamos trabalhando todos os dias para que o Distrito Federal seja referência nas leis de proteção às mulheres”, afirmou a deputada Dayse Amarilio.
Agendas complementares
Além da Boutique Solidária, a agenda da deputada inclui encontros com a vereadora Aava Santiago e visitas ao Gabinete Kids, ação que oferece acolhimento a crianças que acompanham familiares em delegacias, e à Sala Lilás no Instituto Médico Legal (IML), um espaço projetado para proporcionar atendimento digno e seguro às mulheres vítimas de violência.
“É fundamental que, ao conhecer boas práticas como essas, possamos implementar em Brasília ações que possam transformar a realidade das mulheres e garantir que elas tenham a proteção e o acolhimento que merecem”, completou Dayse Amarilio.
Financiamento pela CLDF
O custeio da viagem foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), um investimento estratégico que visa ampliar a capacitação das servidoras da Procuradoria Especial da Mulher e fortalecer as políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência doméstica no DF. A deputada destaca que o objetivo é criar um legado duradouro para a proteção das mulheres, por meio de novas leis, programas de conscientização e ações efetivas de fiscalização.
Combate à violência de gênero
Desde o início de seu mandato como Procuradora Especial da Mulher, em 2023, Dayse Amarilio tem se destacado pela implementação de medidas inovadoras, como a criação da Semana de Combate ao Feminicídio e o apoio ao projeto Hack Ideias Elas, um hackathon voltado para soluções criativas no combate à violência de gênero. Ela também foi autora de uma lei que obriga servidores da CLDF a realizarem cursos de conscientização sobre violência doméstica e criou a iniciativa do Banco Vermelho, que homenageia as vítimas de feminicídio e suas famílias.
Além disso, a deputada está em processo de aprovação de uma lei que obriga prestadores de serviços a incluírem nas faturas de cobrança as fotos de pessoas procuradas por violência doméstica, ajudando a conscientizar a população e a tornar mais visíveis os agressores.
Da redação com informações da CLDF
LEIA TAMBÉM:
-
CLDF realiza sessão especial para discutir reivindicações dos taxistas
-
CLDF celebra 46 anos do Parque da Cidade em sessão solene
-
CLDF: Construindo Futuros para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Vários jovens estiveram presentes no plenário