Opções com cartões e QR Code a partir de 1º de julho
Na capital federal a era digital chega com tudo no setor de transporte público, a partir de 1º de julho as passagens serão pagas diretamente por meio eletrônico, com uso de cartões bancários de crédito e débito, cartões de transportes e até QR Code. A nova regra está prevista na Portaria número 78 da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), publicada hoje (16/05) no Diário Oficial. “A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) editou no dia de hoje (16/05) a Portaria nº 78 , que trata da ampliação dos meios de pagamentos no sistema do transporte público coletivo. A participação do BRB aqui é muito importante, porque o BRB hoje é responsável pela Operação do Sistema de Bilhetagem, e isso impacta diretamente toda a forma que o BRB vai operacionalizar. E para isso a gente precisa de todo esse arcabouço legal ampliando esses meios de pagamento para facilitar a vida do usuário, melhorar a agilidade do sistema e aumentar a segurança no transporte público”, destacou o secretário da Semob, Zeno Gonçalves.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Todas as linhas de ônibus do Distrito Federal irão aderir a regra, porém algumas regiões administrativas com dificuldade no sinal da internet, poderão continuar a usar o pagamento por meio de dinheiro, mas a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) irá divulgar a lista ainda dessas cidades. “Desde do início do governo, em fevereiro de 2019, o governador Ibaneis deu uma determinação para que o BRB assumisse o sistema de bilhetagem automático e mudasse aquela realidade que a gente enfrentava no momento. Que a gente priorizasse o atendimento ao cidadão, que gente aumentasse a conveniência e a qualidade do serviço prestado, além da própria segurança, e desde então a gente vem trabalhando junto com a Semob para que isso acontecesse de fato”, afirmou o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.
Para a Semob as concessionárias do transporte público coletivo do DF deverá estender a todo o DF uma campanha de divulgação à população do DF sobre as novas formas de pagamento das passagens de ônibus.
LEIA TAMBÉM:
-
Semob analisa proposta para bicicletas compartilhadas
-
Transporte público do DF na era digital com adoção do pagamento eletrônico
-
BRT de Santa Maria à Luziânia: Realidade ou Estratégia Eleitoral?