Pioneirismo e agilidade marcam o sucesso da ferramenta que já processou mais de 757 mil alvarás
O Banco de Brasília (BRB) se consolida como referência nacional em inovação e desburocratização com o Pix Judicial, ferramenta que revolucionou o sistema judicial brasileiro. Pioneiro na oferta do serviço, o BRB viabilizou o processamento de mais de 757 mil alvarás desde sua implementação em 2021, proporcionando agilidade e praticidade para os envolvidos em processos judiciais.
A solução permite que recursos em contas de depósito judicial sejam transferidos instantaneamente para o destinatário via Pix, eliminando burocracias e otimizando o tempo de espera pelas partes. Atualmente, o saldo da carteira de depósitos judiciais do BRB ultrapassa R$ 18,2 bilhões, e quase 97% dos alvarás do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) já foram processados pelo Pix Judicial.
Mais do que praticidade: democratizando o acesso à justiça
O Pix Judicial do BRB vai além da agilidade nas transações, promovendo maior inclusão e democratizando o acesso à justiça. “Com a ferramenta, os jurisdicionados recebem os valores que lhes são devidos com mais facilidade e rapidez, diminuindo as desigualdades e garantindo seus direitos de forma célere e eficiente”, destaca o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Reconhecimento nacional e potencial para todo o país
O impacto positivo do Pix Judicial não passou despercebido. Em reconhecimento à tecnologia inovadora desenvolvida pelo BRB, o Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou o encaminhamento de proposta ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uniformizar o uso do Pix Judicial em todos os tribunais do país.
A medida visa ampliar o acesso e a eficácia da ferramenta em todo o território nacional, democratizando ainda mais o acesso à justiça e impulsionando a desburocratização do sistema judicial brasileiro. “O BRB está pronto para colaborar com o CNJ e demais instituições na implementação do Pix Judicial em todo o país, consolidando nosso compromisso com a inovação e o impacto positivo na vida das pessoas”, afirma Costa.