Vice-governadora prestigia o 16º aniversário do Instituto de Cardiologia e Transplantes

O Instituto conta com 120 leitos, centro cirúrgico e serviços de emergência. Já foram realizados quase 50 mil procedimentos de hemodinâmica, incluindo cateterismos, implantes de marcapasso, angioplastias, procedimentos endovasculares e estudos eletrofisiológicos. Além disso, a instituição contabiliza mais de 400 mil exames, cerca de 450 mil consultas médicas e multiprofissionais, e quase 12 mil cirurgias.

“O Instituto é uma referência para todo o país e se destaca pela excelência do seu corpo técnico, que faz a diferença na vida de tantas pessoas. Além do atendimento médico de ponta, também contribui para o avanço científico e tecnológico na área”, afirma Celina Leão, que conheceu a pequena Matilde durante a celebração. Natural do Congo, na África, a garotinha foi diagnosticada com uma cardiopatia logo após chegar ao Brasil e recebeu tratamento e acolhimento de toda a equipe do ICTDF.

 

A unidade de saúde se destaca pela realização de transplantes de órgãos e tecidos, como córnea, fígado, rim, coração e medula óssea. Além disso, oferece exames, consultas e cirurgias cardíacas. O ICTDF é referência no atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para transplante cardíaco, tanto em pacientes pediátricos quanto adultos.

 

O superintendente do ICTDF, Marcus Costa, ressaltou a importância do comprometimento dos profissionais da instituição. “Minha gratidão a todos, pois encontrei aqui uma equipe de médicos comprometidos”, disse, ao recordar sua chegada ao Instituto. Ele também reforçou a importância da doação de órgãos. “Nós realizamos muitos transplantes aqui, mas pessoas ainda morrem na fila, aguardando por um órgão. Por isso, é fundamental que todos se conscientizem de que a doação de órgãos é um gesto de amor.”

 

Para quem deseja ser doador de órgãos, o primeiro passo é informar sua família. Também é possível registrar formalmente essa vontade por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), que pode ser feita em qualquer cartório de notas do país.

 

Direto da Redação com informações da Ascom VGDF

 

LEIA TAMBÉM:

RECOMENDAMOS