Governo reforça parcerias para acelerar o ritmo da imunização e prevê aplicação de 200 mil doses de D2 em julho
A Secretaria de Saúde espera vacinar 200 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em julho. A meta foi anunciada em coletiva de imprensa, no Palácio do Buriti, na tarde desta quinta-feira (1º) pelos secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha, e de Saúde, Osnei Okumoto.
Para aplicar a D2 em quem já tomou a primeira dose, o GDF espera contar com ajuda dos administradores regionais para incentivar a população a completar a imunização, que só ocorre após a aplicação de duas doses.
LEIA TAMBÉM:
- 1° de julho: dia da vacina BCG; conheça um pouco mais do imunizante
- DF já tem 100% da população acima de 75 anos imunizada
- GDF amplia vacinação para pessoas com 46 e 47 anos
- Vacinação de pessoas em situação de rua chega a Ceilândia
O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que o GDF vai cumprir a recomendação do Ministério Público e, a partir de agora, vacinará os moradores do DF apenas por idade. Segundo ele, será mantida a vacinação de categorias profissionais que já iniciaram a imunização, como profissionais de saúde.
Gustavo Rocha ressaltou a necessidade de agendamento, que será mantido. “Com o agendamento, as doses estão garantidas para determinadas pessoas e isso evita filas e aglomerações”, afirmou. O gestor explicou ainda que o GDF não vai esperar doses suficientes para abrir a vacinação para determinada faixa etária. “O agendamento será aberto de acordo com as doses disponíveis naquele momento”, disse.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, contou que haverá uma reunião na semana que vem com os administradores regionais para discutir estratégias que levem os moradores do DF a aderir à vacinação. “Queremos aplicar a quantidade máxima de D2 que temos armazenadas”, afirmou Osnei Okumoto.