Destinado a profissionais da Educação, curso de Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas aceita inscrições até sexta-feira (6)
As inscrições para a especialização Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas foram prorrogadas e podem ser feitas até sexta-feira (6). Na última segunda-feira, houve retificação no edital publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), que prorrogou o prazo para confirmar a participação no curso e ampliou os requisitos para os interessados na formação.
O público-alvo é composto por servidores públicos civis estáveis, ocupantes de cargo de provimento efetivo, pertencentes à carreira de magistério público do Distrito Federal; titulares do cargo de professor de educação básica de área específica; profissionais em exercício nas unidades escolares que ofertam o terceiro ciclo do ensino fundamental ou estejam lotados nos níveis intermediário, central ou Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape); e profissionais que não usufruíram, nos últimos dois anos, de afastamento remunerado para estudos, atestado por meio de autodeclaração apresentada no ato da inscrição.
LEIA TAMBÉM:
- No Entorno do Distrito Federal, Caiado abre semestre letivo
- DF começa retorno às aulas presenciais na rede pública
- Ibaneis sanciona lei que cria Universidade do Distrito Federal
- BRB: Projeto “mão na massa” impacta a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social
A iniciativa é uma contrapartida do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), prevista no escopo do projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital, fruto de parceria com a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF), antiga Funab, e fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
O curso
Ofertado pela Escola Superior de Gestão (ESG) e pela UnDF em parceria com o Cebraspe, o curso terá aulas ministradas no formato telepresencial. Ao todo, serão 42 vagas, podendo os interessados se candidatar por meio do site da Cebraspe. O início da capacitação está previsto para o dia 30 deste mês.
Serão 360 horas de carga horária dos módulos, acrescidos de 42 horas de trabalho de conclusão de curso, totalizando um período de 12 meses. Tendo como matriz as metodologias ativas, os profissionais serão divididos em três turmas, cada uma com 14 participantes, acompanhadas por um tutor, de modo telepresencial, e pelo professor formador do módulo.
O objetivo geral da especialização é desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares, por meio de metodologias ativas e de estratégias didáticas diversificadas, para atuação docente, no processo de ensino e aprendizagem para o terceiro ciclo do ensino fundamental.
Essas práticas serão pautadas nos eixos Conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural e comunicação, Cultura digital, trabalho e projeto de vida, Argumentação, autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação e Responsabilidade e cidadania.
Confira aqui todas as informações referentes à especialização e à prorrogação do prazo no edital do Cebraspe.