Promovido pela Defensoria Pública do DF, evento é aberto ao público e tem inscrições gratuitas
Começa nesta segunda-feira (6) o segundo seminário Defensoria na Luta Antirracista, promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). As atividades serão desenvolvidas no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na L2 Norte.
Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Na programação do primeiro dia do seminário, haverá debates sobre as políticas afirmativas, o racismo e os direitos humanos. Além disso, estão programadas mesas sobre o acesso da população negra à justiça, a relação do direito com as comunidades indígenas e a forma como o sistema judiciário trata a violência racial.
LEIA TAMBÉM:
- Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) empossa novo diretor de comunicação e conselheiro fiscal
- Haddad confirma aumento da alíquota do IVA; entenda
- DF: 173 vagas de emprego disponíveis nesta sexta (3)
- Hospital de Base do DF recebe visita da Diretora do CDC/EUA e delegação para fortalecimento da vigilância da resistência antimicrobiana
No segundo dia, as discussões abordam os direitos dos povos quilombolas e de origem africana e os reflexos da escravidão na estrutura das cidades. Ao final do seminário, será entregue o prêmio Esperança Garcia, que tem como objetivo incentivar práticas antirracistas nas defensorias públicas. Por sua vez, as instituições que desenvolvem políticas afirmativas e atuam para reversão do racismo na sociedade serão premiadas com o selo Esperança Garcia Boas Práticas Antirracistas.
“O seminário é importante para conscientizar, educar, sensibilizar e promover mudanças institucionais, reduzir disparidades raciais, empoderar comunidades e trazer mudanças concretas na instituição”, afirma o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, que fará a abertura do evento.
Gratuito e aberto à toda a comunidade, o seminário disponibiliza inscrições no site da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF.