Roubos em coletivos reduziram 52% neste ano

Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Os índices criminais seguem em queda no Distrito Federal. Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os roubos em coletivos apresentaram redução de 52% entre janeiro e julho de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. O número de ocorrências caiu de 307, em 2023, para 147 neste ano, nos sete primeiros meses.

✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram

Duas regiões administrativas registraram o maior declínio do crime: Estrutural e Samambaia. No caso da primeira cidade, a redução foi de 75%. No ano passado, foram registrados 60 casos, enquanto neste ano foram 15. Em Samambaia, o número caiu de 88 ocorrências no ano passado para 24 neste ano, uma diminuição de 73%.

As ações combinadas entre os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) são fundamentais para a diminuição dos índices. Entre as medidas, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destaca a criação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento de estratégias de combate ao crime, principalmente em algumas regiões administrativas, com a participação de representantes da pasta, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e das empresas de ônibus.

“Identificamos os dias, horários e locais com maior incidência e passamos a utilizar tecnologia e inteligência para identificar e prender grupos ou indivíduos reincidentes, otimizando assim o trabalho das polícias Civil e Militar. A colaboração dos conselhos comunitários de segurança também foi crucial nesse processo”, explica o titular da Segurança Pública.

LEIA TAMBÉM:

 

RECOMENDAMOS