Secretaria da Mulher e Sindicato da Construção Civil fazem acordo de cooperação técnica para abrir espaço para mulheres nos canteiros de obra
As agências do trabalhador oferecem, nesta segunda-feira (9), 77 oportunidades para quem pretende atuar na construção civil. E em qualquer uma delas é possível a contratação de mulheres. Porém, na maioria dos casos, elas não ocupam as vagas, seja por falta de qualificação ou por acreditarem que o ambiente é masculino.
Para tentar reverter esse quadro e ampliar a participação da mulher num dos mercado de trabalho mais promissores da capital, a Secretaria da Mulher assinou um acordo de cooperação técnica com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e vai oferecer cursos e palestras para aquelas que se interessarem em atuar na área e para as empresas que quiserem transformar os ambientes de trabalho em espaços feitos para homens e mulheres.
A parceria faz parte das ações previstas pela Rede Sou mais Mulher, criada pelo governador Ibaneis Rocha, em 8 de março de 2019, para que organizações públicas e privadas do DF se unam e promovam ações voltadas à promoção da igualdade de gêneros, o enfrentamento à violência, além de incentivar o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres.
DADOS
Segundo Sinduscon-DF, atualmente, as mulheres representam apenas 10% do total de trabalhadores da construção civil.
CAPACITAÇÃO
O acordo de cooperação prevê cursos de gestão econômica, acabamento fino e demonstração de um canteiro de obras ideal para a inserção da mulher neste mercado de trabalho. As atividades, que serão presenciais, estão previstas para começar em janeiro de 2021.